Presidente Lula, acompanhado da ministra Luciana Santos, visita Polo Automotivo de Goiana em Pernambuco | Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar os juros altos impostos pelo Banco Central em visita ao Polo Automotivo da Stellantis, em Goiana, Zona da Mata Norte de Pernambuco, na terça-feira (6).

“Esse país vai voltar a crescer, esse país vai voltar a ter crédito porque não há nenhuma explicação histórica da gente ter os juros mais alto do mundo: 13,75%, quando, na verdade, a inflação está, durante doze meses, em apenas 4,7%. Pra quê esse juro tão alto? Quem é que ganha com isso e quem é que perde?”, enfatizou Lula ao discursar após calorosa recepção por parte dos trabalhadores da fábrica e das autoridades que participaram do evento.

“Hoje eu vim aqui e fiquei boquiaberto com o que vocês conseguiram fazer no interior do país. Isso me lembra o crescimento do ABC (região industrial de São Paulo) nos anos 1950 e nos anos 1960. Se depender do nosso governo, essa fábrica vai continuar crescendo, Pernambuco vai continuar crescendo, o Brasil vai continuar crescendo”, disse Lula acompanhado da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos/PE, Henrique Gomes, e do presidente da Stellantis para a América do Sul, Antonio Filosa.

“Eu quero dizer aos empresários desta empresa, a toda diretoria, e quero dizer a todos os trabalhadores: esse país vai voltar a crescer, esse país vai voltar a ter crédito barato e esse país vai trabalhar para que o Nordeste seja tratado da mesma forma equânime como os estados do Sul, porque não é justo que o Nordeste seja tratado como se fosse o segundo primo ou o primo pobre desse país”, enfatizou Lula, lembrando que “vim aqui com o Eduardo Campos [ex-governador de Pernambuco] lançar a pedra fundamental”.

Raquel Lyra, governadora de Pernambuco, destacou que a decisão política de criar um polo automotivo na cidade transformou a vida das pessoas, dando oportunidade a jovens de trabalharem em uma fábrica moderna e com produção sustentável.

Para a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, “a visita resgatou esse fato histórico, que mudou a matriz econômica do Estado. Hoje, essa fábrica é uma das lideranças mundiais no setor automotivo, que agrega muita tecnologia e inovação e gera cerca de 60 mil empregos em toda a cadeira produtiva. Isso mostra a força de uma decisão política de enfrentamento da desigualdade regional e de reindustrialização”.

POLO AUTOMOTIVO DE GOIANA

O Polo Automotivo de Goiana, inaugurado em 28 de abril de 2015, emprega 14,7 mil trabalhadores diretos na planta automotiva e no Parque de Fornecedores. Ao longo da cadeira produtiva são cerca de 60 mil empregos diretos e indiretos.

A capacidade de produção é de 280 mil veículos por ano. Desde sua inauguração, foram produzidos 1,3 milhão de unidades, das quais 200 mil foram exportadas.

Fonte: Página 8