Prédio de Donetsk bombardeado pelo regime de Kiev em 2015 | Foto: Danilo Elia/ Observatório Balcani e Caucaso

O pré-candidato a presidente, Robert F. Kennedy Jr., mais uma vez criticou o governo dos Estados Unidos por mentir ao público e ao mundo sobre a Ucrânia, registrou o portal norte-americano ZeroHedge.

“Não é a primeira vez. No início deste mês, uma avalanche de manchetes da grande mídia condenou sua opinião quando ele disse ao UnHerd o seguinte: “Deveríamos ter ouvido Putin por muitos anos. Assumimos um compromisso com a Rússia, com Gorbachev, de que não moveríamos a OTAN nem um centímetro para o leste. Então, entramos e mentimos”, sublinhou o ZH.

Segundo o portal, as palestras mais recentes em que ele profere “verdades impopulares” sobre a Ucrânia “se tornaram virais esta semana”.

Em uma delas, ele diz a uma plateia em um evento de campanha: “Nosso governo está mentindo para nós sobre isso. A mídia continua com a mentira… É uma operação de lavagem do Complexo Industrial Militar”.

Entre os principais pontos de discussão de Kennedy está o de que o país precisa de uma “conversa madura” sobre o conflito, mas que o público norte-americano ainda não está entendendo isso.

RFK Jr assinalou que, embora muitos norte-americanos sejam movidos pela compaixão pelo povo ucraniano, incluindo seu filho, que na verdade foi lutar na legião estrangeira da Ucrânia, Washington enganou os americanos ao vender os bilhões em ajuda de defesa despejados no conflito.

“Fomos informados de que estávamos indo para lá porque era uma missão humanitária”, disse RFK Jr. “Mas todas as escolhas que fizemos ao longo do caminho foram para prolongar a guerra, aumentar o derramamento de sangue e recusar-se a negociar. Se fosse uma missão humanitária, não teríamos que encerrar a guerra, encurtá-la e reduzir a quantidade de derramamento de sangue”, continuou ele.

Ele então falou sobre a “razão real” para a escalada do conflito vista na retórica de Biden e alguns de seus principais assessores, incluindo a mudança de regime contra Vladimir Putin, bem como enfraquecer e esgotar as forças armadas da Rússia para impedir sua eficácia em futuros conflitos em outras partes do mundo. O secretário de Defesa, Lloyd Austin, há muito tempo afirma que se trata de “enfraquecer” a Rússia.

O ZH também reproduz partes de um discurso de abril de Robert F. Kennedy Jr com declarações semelhantes.

“Bem, ao que parece, opor-se a Vladimir Putin tem sido por 20 anos a principal aspiração dos neoconservadores que foram expulsos após o desastre no Iraque. E pensávamos que todos haviam desaparecido para sempre, mas agora todos ressurgiram na Casa Branca de Biden… é o oposto de uma missão humanitária.”

Ele ainda descreveu a Ucrânia como um pequeno país que agora está sendo tragicamente “reduzido às ambições geopolíticas dos neoconservadores na Casa Branca”. Em última análise, os ucranianos se encontram presos no meio de uma guerra por procuração entre duas superpotências rivais, explicou.

“Se o México fizesse isso e começasse a matar – o governo ucraniano matou 14.000 russos no Donbass, – se o México fizesse isso para expatriar americanos, nós invadiríamos em um segundo”, disse Kennedy, acrescentando que Putin “repetidamente nos disse: estas são as linhas vermelhas, você as está cruzando.”

RFK Jr. é sobrinho do 35º presidente, John F. Kennedy, e filho de Robert Kennedy, procurador-geral de JFK que se tornou senador. Ambos acabariam sendo assassinados – JFK em 1963 em pleno mandato e RFK em 1968 durante as primárias presidenciais. RFK Jr. anunciou sua pré-candidatura presidencial em abril, depois de uma longa carreira de advogado, ambientalista e defensor do direito à saúde.

Fonte: Papiro