Erdogan agradeceu pela vitória e recebeu congratulações de vários chefes de Estado | Foto: Reprodução de YouTube

Com 99,54% das urnas apuradas, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, do Partido de Justiça e Desenvolvimento (AKP), foi reeleito neste domingo (28) à presidência do estratégico país do Oriente Médio para os próximos cinco anos. À frente da presidência desde agosto de 2014, Erdogan conquistou 52,08% dos votos (27.487.231), contra 47,93% (25.263.683) do oposicionista Kemal Kilicdaroglu, do Partido Popular Republicano (CHP).

“Concluímos o segundo turno da eleição presidencial com o favor de nossa nação, a quem gostaria de expressar minha gratidão. Agradeço a todos os que foram às urnas e mostraram vontade com o seu futuro e o dos seus filhos”, afirmou Erdogan, felicitando o comparecimento em massa das 81 províncias [estados].

Defendendo a manutenção de relações com a Rússia, Erdogan tem buscado uma solução negociada para o conflito na Ucrânia, posicionando-se como potência regional, com política independente, inclusive dentro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Enquanto isso, na cartilha de Kilicdaroglu está uma maior aproximação com a União Europeia, e a recomposição submissa das relações com a Otan, especialmente com os Estados Unidos, entre outros temas.

Em seu discurso, o presidente reeleito parabenizou “todos os membros da nossa organização, às mulheres e jovens, e todos os que voluntariamente fizeram com que a eleição transcorresse sem problemas”. Reiterando a defesa “de todos os meus irmãos e irmãs que colocam nos seus corações a causa do AKP”, Erdogan fez um agradecimento aos que concorreram e possibilitaram “índices de votação especialmente altos em relação ao segundo turno, tanto no país como no exterior”.

O presidente disse que agradecia ao povo pela “responsabilidade de governar a Turquia pelos próximos cinco anos, com a escolha que fizeram” e que “espera ser digno de sua confiança como temos sido ao longo do tempo”. “Estaremos juntos até o túmulo, não até domingo, porque este amor não acaba aqui”, enfatizou.

No primeiro turno, realizado em 14 de maio, Erdogan havia vencido com 49,51% dos votos e 44,88% do candidato oposicionista. Como nenhum candidato alcançou 50% +1, a foi resolvida neste segundo turno. Ao final do 1º turno, a declaração do terceiro colocado, o nacionalista Sinan Ogan, com seus 5,15% de votos, demonstrou ser decisiva em apoio ao presidente. “Nosso eleitorado é muito ligado a nós, claro que onde precisarmos, eles virão conosco”, projetou corretamente Ogan.

Para o vice-presidente Fuat Oktay, os resultados deste domingo foram estimulantes para a continuidade do trabalho: “Nossa nação venceu, nosso estado venceu e a Turquia foi a vencedora. Que seja benéfico e auspicioso para nosso país e para a nação”.

Saudando a vitória de Erdogan, presidentes e primeiros-ministros dos mais diferentes países destacaram o seu compromisso com o processo, entre eles o da Sérvia, Catar, Líbia, Azerbaijão, Hungria, Venezuela, Somália e Pales.

Fonte: Papiro