No dia 21 de maio, durante o Encontro de Professores da Escola Nacional João Amazonas, a secretária de Organização do PCdoB, Nádia Campeão, discutiu abertamente os desafios enfrentados pelo partido no cenário político brasileiro. Em uma análise profunda e autocrítica, ela destacou a importância de revitalizar o Partido Comunista do Brasil, revelando estratégias inovadoras para fortalecer as bases e redefinir a identidade do partido.

O ano anterior foi marcado por um intenso embate político-eleitoral, onde o PCdoB se dedicou à missão de derrotar Bolsonaro e eleger Lula, cumprindo uma resolução central do Congresso do partido. Embora tenham saído vitoriosos nesses dois fronts, Nádia Campeão reconheceu que o resultado eleitoral poderia ter sido mais expressivo. Com 7 deputados eleitos, sendo o objetivo inicial 11, o partido viu a necessidade de uma profunda reflexão sobre sua estrutura e influência na sociedade.

Nádia ressaltou a importância de entender as raízes da diminuição da votação do partido, atribuindo-a tanto a fatores conjunturais quanto ao próprio desempenho interno. Ela enfatizou que a perda de influência social e política exigia uma análise cuidadosa e um esforço conjunto para revitalizar o partido. A questão fundamental, segundo ela, era a necessidade de crescer a partir da base, envolvendo as massas populares, os trabalhadores e a juventude.

A dirigente partidária destacou a urgência em reforçar o enraizamento nas lutas sociais contemporâneas e diversificar as formas de intervenção. Ela enfatizou que a organização partidária precisa se adaptar às mudanças na sociedade, buscando novas formas de engajamento e ativismo. Além disso, Nádia insistiu na importância da formação contínua, especialmente nas bases populares, sindicais e juvenis, para consolidar uma consciência transformadora entre os militantes.

Um dos pontos cruciais ressaltados foi a necessidade de revitalizar as reuniões do partido na base. Nádia enfatizou que as reuniões com as bases populares eram vitais para reenergizar os militantes, proporcionando um espaço onde eles poderiam compartilhar suas experiências e dificuldades. Ela enfatizou a necessidade de formação contínua, utilizando ferramentas de comunicação para tornar a educação política acessível a todos.

Para concluir, Nádia Campeão expressou sua esperança de que o trabalho árduo e a dedicação ao fortalecimento das bases levariam o PCdoB a um novo patamar. Ela destacou a importância de iniciar um movimento contínuo de revitalização do partido, lançando novas ideias e estratégias que fortalecessem não apenas a estrutura do partido, mas também o seu papel transformador na sociedade brasileira.

O Encontro de Professores da Escola Nacional João Amazonas proporcionou não apenas uma reflexão profunda sobre os desafios do partido, mas também serviu como um ponto de partida para uma nova fase na trajetória do PCdoB. Com determinação e compromisso, o partido busca trilhar um caminho rumo a uma presença mais significativa e influente no cenário político do Brasil, mantendo viva a chama do comunismo e da transformação social.

(por Cezar Xavier)