Foto: Diogo Zacarias/Ministério da Fazenda

Com viagem marcada para o Japão onde participará do encontro de ministros do G7, Fernando Haddad afirmou a jornalistas que a votação sobre o novo arcabouço/marco fiscal deve acontecer após seu retorno.

O ministro da Fazenda indicou que a votação será pautada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, na semana do dia 15 de maio. Lira também viajará nos próximos dias. Ele tem presença confirmada no Lide Brazil Investment Forum, em Nova York, no próximo dia 9.

O ministro quer estar presente quando o texto for pautado para esclarecer possíveis dúvidas. Haddad encontrou com o relator do projeto nesta semana, o deputado federal Claudio Cajado (PP-BA), e disse aos jornalistas que o relatório do marco fiscal será apresentado antes ao Congresso, possivelmente na próxima semana, para que os parlamentares tenham tempo de debater a proposta.

Conforme indicou o ministro, as partes centrais do texto do novo marco fiscal serão mantidas pelo relator que tem trabalhado com a equipe econômica do governo e recebido sugestões. Nestes termos, o foco principal de trazer responsabilidade fiscal com flexibilidade e inteligência está garantido no texto.

Sobre a situação econômica, Haddad disse: “estamos no caminho para deixar o Brasil pronto para decolar”.

A frase foi dita ao ressaltar os pontos positivos que a gestão da sua equipe econômica já colhe em um curto tempo de trabalho: “Os indicadores estão mostrando que nós estamos no caminho certo. Estamos com projeção de crescimento maior este ano, já por parte de vários analistas do mercado. Estamos com um câmbio controlado, apesar da turbulência internacional. Nós temos os dados de arrecadação mostrando que é possível a gente projetar um equilíbrio das contas no curto prazo. Então estamos no caminho para deixar o Brasil pronto para decolar”, pontuou Haddad.

Viagem ao Japão

Fernando Haddad embarca na noite de segunda-feira (8/5) para Tóquio, no Japão, onde participa como convidado da reunião do Grupo dos Sete, o G7 (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido). O grupo já foi chamado de G8, quando a Rússia participava. A previsão de retorno é no domingo (14/5).

O encontro acontecerá na cidade de Niigata e receberá ministros de Finanças e chefes dos bancos centrais das sete maiores economias do mundo, além de representantes de países convidados como o Brasil, Indonésia e Índia.

De acordo com o ministério “é a primeira vez na história que um ministro da Fazenda brasileiro participa como convidado de uma reunião do G7 e a presença de Haddad demonstra a relevância do Brasil no cenário econômico e político internacional”.

Na ocasião o ministro deve se encontrar com a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, com o economista Joseph Stiglitz (vencedor do Nobel de Economia), e com a ministra da Índia, Mammohan Singh, com o objetivo de alinhar a atual presidência do G20, exercida pelo país asiático, com a próxima, que será do Brasil, informa a pasta.