Após quatro meses à frente do Planalto, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado pela maioria dos brasileiros. É o que aponta uma pesquisa do Ipespe, contratada pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e divulgada nesta terça-feira (2).

Conforme o levantamento, 52% aprovam a gestão, enquanto 38% desaprovam. Outros 10% não souberam ou não quiseram responder. As oscilações em relação à pesquisa Ipespe/Febraban anterior ocorreram dentro da margem de erro: antes, o governo tinha 51% de aprovação e 36% de reprovação.

Para 39% dos brasileiros, o governo Lula é “ótimo ou bom”. Em contrapartida, para 28%, é “ruim ou péssimo”. Já para outros 28%, é “regular”. Quanto à expectativa sobre o restante do mandato presidencial, 51% dizem que o governo será “ótimo ou bom”, 27% afirmam que será “ruim ou péssimo” e 17% declaram que será “regular”. Houve 5% de entrevistados que não souberam ou não responderam.

A pesquisa questionou as áreas para as quais Lula deve dar mais atenção neste ano. As mais citadas foram Saúde (25%), Emprego e Renda (21%), Educação (18%), Inflação e Custo de Vida (10%) e Fome e Pobreza (8%).

A pesquisa Ipespe/Febraban ouviu 2 mil eleitores, de todas as regiões do País, de 14 a 19 de abril. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. De acordo com o Ipespe, a pesquisa de avaliação do governo Lula será feita a cada dois meses.