Embaixador Andreev trouxe flores ao cemitério dos heróis que libertaram a Polônia do jugo nazista | Foto: Reprodução

Um bando nazista bloqueou o caminho para o embaixador russo Sergei Andreev no cemitério memorial em Varsóvia, onde ele foi depositar flores no Dia da Vitória, informou um correspondente da RIA Novosti.

Os nazistas também agrediram o embaixador com palavras, exigindo que o diplomata tirasse de seu paletó a fita de São Jorge (que para os russos simboliza a vitória sobre o nazismo na Segunda Guerra).

Devido ao comportamento agressivo dos elementos nazistas, o embaixador não conseguiu depositar uma coroa de flores no cemitério dos soldados soviéticos e teve que deixar o memorial.

“Desta vez, está claro que houve uma direção clara, e a polícia nos cercou apoiando os manifestantes”, disse o chefe da missão diplomática.

Ele classificou o incidente como um ultraje e uma violação da ordem pública. Andreev acrescentou que se dirigiu a um oficial para perguntar se o que estava acontecendo estava de acordo com a letra da lei.

“Ele explicou que o que está acontecendo é um evento oficial sancionado pelo gabinete do prefeito. E pede que consideremos a possibilidade de sair e talvez vir em outro momento”, disse o embaixador que enfatizou que este episódio desagradável “não desequilibrará” os diplomatas russos: “Não importa quais provocações nossos malfeitores organizem, este sempre será nosso feriado, esta é nossa vitória e a vitória sempre será nossa”, concluiu.

Mais cedo, o chefe do departamento de política internacional do gabinete do presidente polonês, Marcin Przydacz, disse à TVN24 que as autoridades do país consideram uma “provocação” o desejo de Andreev de colocar flores no cemitério memorial.

No cemitério memorial dos soldados soviéticos em Varsóvia, de acordo com um correspondente da RIA Novosti, um grande número de policiais estava presente. No pedestal de uma das composições escultóricas no território do cemitério, inscrições de conteúdo anti-russo e obsceno foram desenhadas com tinta preta.

No ano passado, o embaixador russo na Polônia já havia sido atacado no Dia da Vitória, quando lançaram um líquido vermelho contra ele no mesmo local.

As autoridades polonesas se desacreditaram, disse o embaixador em Varsóvia.

Fonte: Papiro