Conselho de Ética | Foto: Myke Sena/Câmara dos Deputados

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados deu início, na terça-feira (30), aos processos disciplinares contra sete deputados, entre eles Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Carla Zambelli (PL-SP) e Nikolas Ferreira (PL-MG).

Outro deputado, José Medeiros (PL-MT), também do Partido Liberal, partido de Jair Bolsonaro e Valdemar da Costa Neto, é quem mais tem casos correndo no Conselho.

Os partidos PT, PCdoB, PSol, PDT, e PSB entraram com uma representação contra o deputado Nikolas Ferreira por conta de seu discurso feito no Dia Internacional da Mulher.

Nikolas colocou uma peruca loira e disse que “se sente mulher” para “fazer um discurso de cunho flagrantemente discriminatório”.

Eduardo Bolsonaro será julgado no Conselho de Ética por ter tentado intimidar outro deputado durante uma reunião da Comissão de Trabalho.

Vídeos mostram que Eduardo levantou e começou a andar em direção ao deputado Dionilso Marcon, depois que este mencionou o episódio da facada em Bolsonaro, em 2018, para agredi-lo ou intimidá-lo. Eduardo foi parado por outras pessoas.

No caso de Carla Zambelli, a deputada está no Conselho de Ética por ter xingado um colega, o deputado Duarte (PSB-MA), durante uma audiência com o ministro da Justiça, Flávio Dino.

O PSB, partido que abriu a representação contra ela, argumenta que ela tentou constranger o deputado Duarte. Carla Zambelli “extrapolou suas prerrogativas enquanto parlamentar para agir às margens da lei, proferindo palavras de baixo calão”.

A representação cita que Zambelli “possui comportamento recorrente que escapa ao campo democrático e atinge os lugares mais baixos da ‘não política’”. O documento cita que, entre outros termos, a bolsonarista mandou outro deputado “ir tomar no cu”.

Outro caso que está no Conselho de Ética é o do deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA), que foi acusado de assédio pela deputada Júlia Zanatta (PL-SC) com uso de vídeos adulterados.

Os parlamentares bolsonaristas divulgaram em suas redes sociais um vídeo adulterado no qual Julia teria falado “ele tá me encostando” quando Márcio Jerry se aproxima para dizer algo para ela.

Julia Zanatta estava discutindo com a deputada Lídice da Mata (PSB-BA) e Jerry defendeu a colega do PSB, pedindo para Zanatta parar de ofendê-la.

Foi somente no dia seguinte que a bolsonarista apareceu nas redes sociais para dizer que tinha sido assediada.

Os outros casos que serão analisados pelo Conselho de Ética envolve as deputadas Juliana Cardoso (PT-SP), Talíria Petrone (PSOL-RJ), acusadas pelo PP e pelo PL, respectivamente, por suposta quebra de decoro parlamentar.

Fonte: Página 8