Foto: Vinícius Mendonça/Ibama

Nos quatro primeiros meses do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o número de autuações contra garimpos ilegais cresceu 70%, na comparação  com o mesmo período de 2022, quando o Brasil vivia sob o completo descontrole e omissão do governo Jair Bolsonaro (PL) na área ambiental.

Conforme informou o jornal Folha de S.Paulo — a partir de levantamento feito pelo escritório Rosenthal Advogados Associados tendo como base dados do Ibama — nos primeiros meses do governo Lula houve 121 autuações ante 71 no mesmo período do ano passado. Se considerado o ano de 2021, o crescimento atual foi ainda maior: 188%.

Outro dado importante obtido pelo atual governo na área diz respeito aos autos por desmatamentos e outras infrações contra a Amazônia que, de janeiro a março, saltaram 219% em relação à média para o mesmo período nos quatro anos anteriores, segundo dados do Ibama.

“As apreensões de bens e produtos relacionados às infrações ambientais tiveram alta de 133% e o número de embargos de propriedades cresceu 93% no mesmo período. Essas medidas descapitalizam os infratores e impedem que obtenham financiamento, além de restringir o comércio de produtos ilegais”, informa o Ministério do Meio Ambiente.

Vale lembrar que o movimento atual é o inverso do registrado antes. Entre 2016 e 2022, período que abarca o governo de Michel Temer (MDB), mas sobretudo o de Jair Bolsonaro, o garimpo ilegal aumentou 787% em terras indígenas, de acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

O Inpe também constatou que o desmatamento na Amazônia aumentou quase 60% entre 2021 e 2022. O último mês do governo de Bolsonaro, dezembro, registrou crescimento de 150% quando comparado ao mesmo mês do ano anterior, ainda segundo o Instituto.

(PL)