Rhodes, chefe do grupo Oath Keepers | Foto: AFP

O invasor do Congresso dos EUA em janeiro de 2021 para impedir a proclamação oficial da derrota de Trump nas eleições, Stewart Rhodes, chefe e fundador da organização fascista Oath Keepers [Guardiões do Juramento], foi condenado por “conspiração sediciosa” a 18 anos de prisão na quinta-feira (25) pelo juiz distrital Amit Mehta.

Considerado um dos cabeças da arruaça antidemocrática que espantou o mundo, ele havia sido considerado culpado por um júri em novembro, que endossou a acusação dos promotores de que a invasão do Capitólio foi uma grave ameaça à democracia nos EUA.

“Uma conspiração sediciosa, quando você pega esses dois conceitos e os junta, está entre os crimes mais graves que um americano pode cometer”, afirmou o juiz. “Usar a força é uma ofensa contra o governo; e uma ofensa contra o povo de nosso país”, acrescentou.

Mais cedo, Mehta considerou as ações de Rhodes equivalentes a terrorismo doméstico. “Foi ele quem deu as ordens”, disse o juiz. “Foi ele quem organizou os grupos naquele dia. Foi por causa dele que eles estavam de fato em Washington. Os Oath Keepers não estariam lá se não fosse por Stewart Rhodes, e não acho que ninguém pense o contrário. Foi ele quem deu a ordem para ir, e eles foram”.

“Atrevo-me a dizer, senhor Rhodes – e nunca disse isso a ninguém que tenha condenado – que o senhor representa uma ameaça e um perigo contínuo à nossa democracia e à estrutura deste país”, declarou Mehta.

O condenado, acintosamente, se declarou “um prisioneiro político”. Ao fascista, o juiz distrital disse que “o que não podemos ter de jeito nenhum é um grupo de cidadãos que, por não gostarem do resultado de uma eleição, por não acreditarem que a lei foi seguida como deveria ser, promova uma sedição”.

Rhodes também foi considerado culpado de obstrução de um processo oficial e adulteração de documentos. Os promotores haviam pedido 25 anos de cárcere para Rhodes, com as penas agravadas por terrorismo. 22 integrantes dos Oath Keepers já foram condenados por diversos crimes federais por um júri ou por uma confissão de culpa. Oito, por conspiração sediciosa.

“Donald Trump deveria ser o próximo”, disse à CNN Harry Dunn, o policial do Capitólio que testemunhou no início da semana sobre o que vivenciou no dia 6 de janeiro. “Para mim, e difícil ficar feliz ou comemorar uma sentença de 18 anos”, explicou o policial. “Acredito que a justiça não deve ser comemorada – ela deve ser esperada”.

Fonte: Papiro