Trens de alta velocidade da Deutsche Bahn parados em Munique durante a greve | Foto: AFP

O tráfego ferroviário ficou paralisado em toda a Alemanha devido a uma greve de advertência para exigir aumentos salariais que compensem a inflação convocada pelo Sindicato dos Ferroviários e Transportes (EVG, sigla em alemão), na manhã da sexta-feira (21).

A ação, que coincidiu com greves em vários grandes aeroportos alemães que começaram na quinta-feira, “mostra que a vontade de lutar (…) continua grande” entre os trabalhadores, afirmou o sindicato em comunicado.

Por meio de sua conta na rede social Twitter, o EVG indicou que “o tráfego da maior operadora de transporte ferroviário do país, a Deutsche Bahn (DB), e de outras ferrovias está interrompido desde o início da manhã: o tráfego regional e de longa distância está praticamente interrompido”.

O comunicado acrescentou ainda que o transporte ferroviário de mercadorias também ficou suspenso, havendo engarrafamentos nos pátios de triagem.

Cosima Ingenschay, vice-presidenta do conselho executivo da EVG, declarou que “ao convocar desta vez uma greve por tempo limitado nas primeiras horas da manhã [das 8.00 às 11.00], enviamos um sinal claro de que não queremos afetar os passageiros, mas sim as empresas. A greve de advertência de hoje é necessária para acelerar as negociações. Se não houver ofertas melhores na próxima semana, uma expansão massiva de greves é possível a qualquer momento”.

O sindicato está em negociações com cerca de 50 empresas, incluindo a operadora ferroviária nacional, com a exigência de que o salário mensal dos trabalhadores seja aumentado em € 650 (R$ 3580) ou 12% em 12 meses. O salário mínimo também está entre os assuntos em discussão.

A Deutsche Bahn ofereceu até agora um aumento de 5%, uma proposta que a EVG rejeitou como inadequada. Outra rodada de negociações salariais está prevista para a próxima terça-feira.

GREVES NOS AEROPORTOS

Enquanto isso, uma greve do pessoal de segurança nos aeroportos de Colônia, Dusseldorf, Hamburgo e Stuttgart, também ocorreu reivindicando aumentos salariais. De acordo com a associação aeroportuária ADV da Alemanha, a paralisação afetou 45.200 passageiros na quinta-feira, com esse número chegando a 100.000 até o final da sexta-feira (21).

A economia alemã, a maior da Europa, registrou 10% de inflação anual em setembro passado devido à alta de energia e alimentos, em comparação com o mesmo mês do ano anterior, consequência das sanções anti-Rússia, segundo estimativa do Departamento Federal de Estatística do país (Destatis). É A primeira vez que a taxa fica em dois dígitos desde 1951, assinalou a Deutsche Welle, emissora internacional da Alemanha.

Fonte: Papiro