“EUA, que matou líderes africanos, não tem como ensinar democracia”, diz líder da Zâmbia
O presidente do Partido Socialista da Zâmbia, Fred M’membe, criticou as persistentes atitudes colonialistas em relação à África por parte dos políticos norte-americanos, chamando-os de “assassinos”. As declarações do também importante jornalista aconteceram por conta da visita ao país da vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, que esteve em Lusaka na sexta-feira (31), última etapa de sua visita de nove dias ao continente africano.
“EUA derrubou muitos governos na África. Assassinato de muitos de nossos líderes na África e em outras partes do mundo foram crimes de Washington”, afirmou Fred M’membe, jornalista vencedor de vários prêmios internacionais.
O líder africano condenou a ação criminosa e colonialista norte-americana durante a visita da vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, que esteve em Lusaka, Zâmbia, na sexta-feira (31), última etapa de sua visita de nove dias ao continente africano.
“EUA SAQUEOU A ÁFRICA”
“São os assassinos de Patrice Lumumba, os que derrubaram Kwame Nkrumah, os que tentaram mataram Nasser, os que mataram Muammar Kadhafi”, enumerou M’membe durante um discurso que fez no Fórum Internacional sobre a Democracia realizado em Pequim no final de março. O jornalista e político assinalou que os Estados Unidos, “um país que se construiu sobre a força bruta, sobre a escravização de outros seres humanos, sobre a humilhação dos africanos, a exploração dos africanos, o saque da África, hoje vem nos ensinar sobre democracia”, asseverou.
M’membe sustentou que Washington não tem o direito de dar lições de democracia a outros países, tendo em conta sua história de ingerência nos assuntos de outros Estados. Além disso, acusou os EUA e outros países ocidentais de serem hipócritas, pois condenam as ações da Rússia enquanto ignoram seus próprios “crimes mais devastadores” no Vietnã, Iraque, Afeganistão ou Síria, enquanto apóiam as ações de Israel no conflito com Palestina.
Fonte: Papiro