Jornalistas nas próximidades do banco na cidade de Louisville onde ocorreu o massacre | Foto: Luke Sharrett/AFP

Uma chacina a tiros deixou cinco mortos e oito feridos no centro de Louisville, no Estado do Kentucky, nesta segunda-feira (10).

Um homem invadiu um banco na rua East Main, no centro da cidade, no início da manhã e abriu fogo contra as pessoas que estavam lá dentro. Entre as vítimas, duas eram policiais e duas clientes do banco. Outras oito pessoas ficaram feridas e foram levadas a um hospital local, e duas delas, segundo as autoridades, estão em estado grave.

A polícia informou ainda que o atirador “foi morto no local”, mas não disse como ele morreu, e afirmou que o homem tinha um vínculo com o banco, sem especificar qual. O atirador ficou mais de duas horas no local, e a segurança chegou a pedir para que as pessoas não circulassem na área.

O agressor era “um lobo solitário”, ou seja, a chacina foi ação individual, segundo declarou o policial Paul Humphrey, que também esclareceu em entrevista coletiva que o agressor “tinha uma ligação com o banco”, segundo a CNN. Especificamente, ele seria um ex-funcionário da entidade, embora os motivos de sua ação não tenham sido divulgados.

146 TIROTEIOS EM 100 DIAS

Até agora, neste ano, nos Estados Unidos houve 146 tiroteios em massa – assim definidos os incidentes em que quatro ou mais pessoas foram baleadas ou mortas – dados do Gun Violence Archive – plataforma sem fins lucrativos de distribuição de mídia social que cataloga todos os incidentes de violência armada nos Estados Unidos, fundada pelos ativistas Michael Klein e Mark Bryant.

Também já houve 90 tiroteios em escolas – definidos como qualquer incidente em que uma arma é disparada em propriedade escolar – nos Estados Unidos em 2023, de acordo com a Base de Dados de Tiroteios em Escolas K-12, um site fundado pelo pesquisador David Riedman. O último conhecido foi no final de março em uma escola em Nashville, Tennessee, quando uma mulher armada com “pelo menos” dois rifles de assalto e uma pistola abriu fogo, em uma escola de ensino fundamental, matando três crianças e três adultos até ser abatida.

A consequência da reação a esse crime foi, na quinta-feira (6), uma manifestação de estudantes convocada para exigir medidas que evitem a repetição desse massacre, e a cassação pela maioria republicana na Assembleia Estadual do Tennessee, retirando o mandato de dois deputados negros democratas, depois que os parlamentares apoiaram o protesto.

Fonte: Papiro