Flávio Dino com a governadora Fátima Bezerra e autoridades em Natal. Foto: Elisa Elsie

Diante dos violentos ataques ocorridos no Rio Grande do Norte, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou, nesta segunda-feira (20), em Natal, a destinação de R$ 100 milhões em investimentos nesta área para o estado, por meio do Fundo Nacional de Segurança Pública.

Ao todo, serão R$ 20 milhões para aluguel e aquisição de veículos, armamento e equipamentos para as polícias militar e civil, Itep (Instituto Técnico-Científico de Perícia) e Corpo de Bombeiros Militar, e para custeio.

Os investimentos já em curso feitos pelo Governo do Estado na construção da sede própria do Itep, no Complexo da Polícia Civil e na unidade de Cavalaria da PM serão assumidos pelo Governo Federal. Com isso, outros R$ 80 milhões ficarão disponíveis para que a gestão estadual aplique no fortalecimento do sistema e enfrentamento da crise.

“Estamos assumindo os custos de obras [previstas] para a polícia científica. Essas despesas serão assumidas pelo governo federal. Dessa forma, vamos liberar o governo estadual para fazer investimentos em viaturas e armas”, explicou o ministro em coletiva de imprensa, ao lado da governadora Fátima Bezerra. Dino acrescentou que “esses investimentos mais estruturais vão fazer com que tenhamos controle progressivo das situações de violência”.

A expectativa é que com a nova verba seja possível ampliar os investimentos em penitenciárias e dobrar o número de viaturas alugadas, além de adquirir veículos, câmeras para uso de policiais e aparelhos de raio-x.

Dino disse, ainda, que hoje “temos 700 homens das forças federais no Estado e o controle progressivo da crise, sob a coordenação da Governadora. Podemos ampliar o efetivo caso seja necessário. Também estamos realizando ações integradas de inteligência e transferência de presos”.

O número de agentes pode ser ampliado, se for preciso, segundo o ministro. Por ora, Dino descartou a decretação de GLO (Garantia da Lei e da Ordem), mas salientou que se houver solicitação por parte da governadora, ela será atendida.

Durante o anúncio, a governadora Fátima Bezerra salientou: “Temos hoje o regime federativo funcionando e parceria com os poderes constituídos no RN. Temos também o apoio da Federação dos Municípios do RN (Femurn)”. A governadora também anunciou que já foi assegurado, por parte do Ministério da Educação, a reposição dos veículos de transporte escolar danificados durante os ataques criminosos.

Balanço

Desde terça-feira (14), quando a onda de violência teve início, até este domingo (19), foram registrados 259 ataques a prédios e instalações públicas, comércios e veículos em cerca 48 cidades. No entanto, desde que foram tomadas medidas por parte dos governos do estado e federal, os registros vem caindo, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social. No primeiro dia, o pior de todos, foram 103 ocorrências; já na sexta, foram 26 e no sábado, sete.

Ainda de acordo com o governo do RN, até a tarde de sábado (18), houve 106 prisões, incluindo 18 na Operação Normandia, deflagrada pela Polícia Civil e pela Polícia Federal na sexta-feira (17). Além disso, foram apreendidos 31 armas, 87 artefatos explosivos, 23 galões de gasolina, além de veículos, dinheiro, drogas e munições.

Com informações da Agência Brasil e governo do Rio Grande do Norte