Militares dos EUA manipulam munição com urânio durante a invasão do Iraque | Foto: Arquivo

O portal Declassified UK divulgou esta semana um vídeo em que soldados estadunidenses e ingleses ensinam a artilheiros e comandantes ucranianos a utilizarem munição com urânio depletado para o tanque Challenger 2. Apesar de ter radioatividade reduzida, a utilização desta arma – como foi comprovada nos bombardeios realizados pelos Estados Unidos contra a Iugoslávia e o Iraque – é uma “bomba suja”, pois dissemina o câncer. Foram detectados tumores malignos inclusive em crianças nas regiões onde este tipo de armamento foi lançado.

O Desclassified UK, especializado em investigação de crimes estatais encobertos “está surgindo a primeira filmagem de tripulações ucranianas de tanques sendo treinadas no uso da controversa arma durante um curso no Reino Unido”. No vídeo, réplicas de projéteis de urânio foram colocadas sobre uma mesa em frente aos militares do regime de Kiev, que ouvem atentamente as orientações e os cuidados para o manuseio.

De acordo com a publicação britânica, a simples presença do orientador norte-americano na sessão de treinamento expõe o grau de comprometimento de Washington com mais este crime que o governo de Zelensky está prestes a cometer e, portanto, deve agravar ainda mais as tensões.

Ingleses mostram a ucranianos como usar a munição à base de urânio (vídeo)

Enquanto a Casa Branca alega não estar abastecendo a Ucrânia com o dispositivo radioativo, a vice-ministra da Defesa britânica, Annabel Goldie, reconheceu já estar fornecendo as munições com urânio depletado.

Diante da denúncia da Desclassified UK, o embaixador da Rússia em Washington, Anatoly Antonov, afirmou que os países ocidentais, sob o comando dos EUA, decidiram abastecer Kiev com munições radioativas, ameaçando o mundo com um confronto nuclear.

O chefe das Tropas de Defesa Radiológica, Química e Biológica das Forças Armadas russas, Igor Kirillov, também alertou para a insanidade do caminho escolhido pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Kirillov disse que apesar de que “tais munições prejudique irreparavelmente a saúde dos militares das Forças Armadas da Ucrânia e da população civil, os países da Otan, em particular o Reino Unido, expressam prontidão em fornecer esse tipo de arma ao regime de Kiev”.

O principal inspetor médico militar da Itália vinha relatando desde 2016 as trágicas consequências para a saúde dos soldados envolvidos na guerra contra a Iugoslávia e sua posterior desintegração (1994-1999) e contra o Iraque (a começar em 2003), onde a munição com urânio depletado foi amplamente utilizada.

Fonte: Papiro