Presidente cubano Diaz Canel na fila para votar em Santa Clara | Foto: AFP

O presidente Diaz-Canel saudou a ampla participação como “uma festa” e uma vitória sobre a indiferença e a campanha pela abstenção que adversários da Revolução moveram pelas redes sociais.

Com a participação de 6.164.876 votantes, perfazendo 75,92% dos 8.120.072 eleitores aptos a votar, os cubanos elegeram, neste domingo (26) os 470 representantes da Assembleia Nacional do Poder Popular, o órgão legislativo máximo de Cuba.

As eleições para o órgão correspondente ao nosso Congresso, funcionam como um referendo popular onde são apresentados ao povo 470 candidatos escolhidos localmente com a participação de representantes sindicais, estudantis e integrantes de organizações e movimentos sociais.

Os eleitores podem votar no total dos candidatos apresentados ou escolher uma parte deles. Dessa forma, entre os votos válidos, 72,1% dos eleitores apoiaram a chapa completa e 27,9% votaram em parte dos candidatos apresentados. Também foram computados 6,22% de votos em branco e 3,5% de votos nulos.

Após votar na província (Estado) de Santa Clara, o presidente Miguel Díaz-Canel comemorou o clima de festa e alegria que se espraiou pela ilha, descrevendo as eleições como “uma nova vitória revolucionária”. Díaz-Canel foi um dos oito candidatos ao parlamento cubano apresentados em sua região.

Para Canel, esta décima legislatura se concentrará em superar as dificuldades econômicas e social que o país atravessa, uma situação agravada pelo criminoso bloqueio estadunidense. “Essa estratégia terá que ser constantemente realimentada à medida que a nação se desenvolve”, acrescentou.

Conforme o também primeiro-secretário do Partido Comunista de Cuba, a segunda prioridade será o cumprimento do exercício legislativo e a forma de dar solução e continuidade a tudo o que as pessoas têm sugerido e debatido nos encontros realizados com os candidatos por todo o território nacional, durante os processos eleitorais locais.

“É preciso dizer que muitas das coisas que as pessoas levantaram durante as primeiras fases do processo eleitoral já estão encaminhadas e destas, diversas já foram resolvidas”, acrescentou o presidente.

“A convocatória à abstenção, feita nas redes digitais pelos nossos inimigos, falhou”, disse o ex-ministro da Cultura e dirigente da Casa de las Américas, Abel Prieto, ao ser informado dos resultados.

Em seu comunicado, o Partido Comunista de Cuba reiterou o seu compromisso em aprofundar o processo revolucionário, que estimula gerações de lutadores sociais na América Latina e o mundo como sinônimo de luta por justiça e distribuição de renda. “Imagens que vêm de toda Cuba. Lindas, inspiradoras. Cada uma delas poderia, por si só, descrever este dia. O compromisso, a confiança, a determinação, a vontade de lutar pelo bem comum. Cada uma delas define uma palavra: revolução”, sublinhou.

A Assembleia Nacional do Poder Popular é o órgão supremo do poder do Estado, sendo o único com poder constituinte e legislativo, estabelecido no artigo 102º da Constituição. Cada nova legislatura elege entre seus deputados o presidente, vice-presidente e secretário.

Fonte: Papiro