Brasil tem a concorrência de candidatura conjunta na Europa / Soccrates Images/GettyImages

Ministra do Esporte, Ana Moser, confirmou que o Brasil apresentará candidatura à Fifa para ser país-sede da Copa do Mundo de futebol feminino em 2027. Em entrevista ao ‘ge’ na última terça-feira (7), ela revelou que o Governo mantém conversas com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em busca de melhores condições para a realização do torneio.

“A gente está vendo os meios para buscar trazer a sede da Copa do Mundo de 2027. Estamos começando a mexer nisso agora. Temos até março para manifestar a intenção e até maio para preencher caderno (de encargos). Estamos conversando com CBF e sedes para ver quais formas de buscar essa chance de ir trazer a Copa”, afirmou a ministra.

As prefeituras do Rio de Janeiro e de São Paulo já se manifestaram como possíveis sedes do Mundial no Brasil, caso a Fifa decida a favor da candidatura brasileira.

Em entrevista ao programa Sem Centura, da TV Brasil, na última segunda-feira (6), a ex-atleta já havia dito que existem conversas em curso para tentar trazer o Mundial feminino ao país.

“Estamos conversando com os parceiros, com a CBF e desenhando uma possibilidade de o Brasil pleitear a sede da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027”, disse. “Vamos fazer esse movimento para tentar trazer a Copa do Mundo para o Brasil em 2027”, disse a ministra à aos veículos da EBC.

Ana Moser destacou que a proposta de sediar a Copa do Mundo Feminina faz parte de uma estratégia para estruturar o futebol feminino no país. Algumas das iniciativas buscam ampliar o número de campeonatos; promover a inclusão de meninas no esporte; criar locais de treinamento e medidas de proteção para as atletas durante a gestação.

Copa do Mundo Feminina 2023

A Copa do Mundo Feminina de 2023 será disputada entre 20 de julho e 20 agosto na Oceania, com jogos na Austrália e na Nova Zelândia. No total, 32 seleções vão competir pela taça.

O Brasil estará na competição em busca do inédito título. A equipe comandada pela sueca Pia Sundhage faz parte do Grupo F, ao lado de França, Jamaica e de um time que será definido na repescagem, e contra o qual a seleção estreará no Mundial no dia 24 de julho.

O melhor resultado do time brasileiro foi em 2007, quando a seleção feminina acabou com o vice-campeonato ao ser derrotada na decisão pela Alemanha por 1 a 0. Em 2019, considerada a maior edição da história do evento, a equipe de Marta, Formiga e companhia foi eliminada nas oitavas de final pela França.

__
com informações de agências