Prédio destruído na região sudeste da Turquia | Vídeo

Terremoto de magnitude 7,8 na Escala Richter atingiu o sudeste da Turquia e o norte da Síria e até o momento do fechamento da edição desta matéria, o número de mortos ultrapassa os 3.000.

Enquanto o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, declarou luto nacional por uma semana e acrescentou que “nossa bandeira será hasteada a meio mastro em todas as representações e órgãos públicos”, o presidente da Síria, Bashar Al Assad, dirigiu reunião emergencial de governo para discutir as providências para enfrentar a tragédia.

No início desta segunda-feira, a trepidação causada pelo terremoto levou milhares de pessoas a saírem de suas casas e apartamentos lotando as ruas em um dia de frio e neve.

Na cidade turca de Malatya, os relatos são de pessoas diante dos prédios atingidos, onde se via ruínas e ferro retorcido, gritando por parentes à busca de sobreviventes.

O governo turco orienta as pessoas a ficarem longe dos prédios atingidos e informa que está tomando as medidas para atender aos atingidos e buscar sobreviventes do desastre natural.

Com base na reunião de emergência ocorrida em Damasco, o governo sírio adiantou as seguintes providências:

– Uma ação nacional de emergência de acordo com um plano de ação foi estabelecida. Um centro de operações atuando 24 horas foi criado, foram despachados corpos de bombeiros e de socorro médico aos locais atingidos.

– Equipes de Defesa Civil, Bombeiros, Saúde e companhias públicas de construção foram mobilizadas.

– Ministérios e instituições concernentes ao setor de construção e saúde passam a atuar em conjunto para salvar vidas e remover escombros.

– Todos os governos locais do país estão mobilizados.

O governo sírio, através da ONU, solicitou que os países membros mobilizem ajuda o mais rapidamente possível.

A Rússia foi o primeiro país a atender aos apelos do presidente Assad.

O presidente Putin falou com o chefe de governo da Síria por telefone, expressando condolências ao povo sírio e informando que já estão sendo providenciadas equipes de resgate para a Síria.

O terremoto também fez tremer a terra no Egito, Líbano e em Israel sem destruição de prédios nestes países do Oriente Médio.

Fonte: Papiro