“A ideologia do nazismo volta a ameaçar a segurança de nosso país”, alertou o presidente russo | Vídeo

“Stalingrado se tornou para sempre um símbolo de invencibilidade da nação russa”, destacou o presidente da Rússia Vladimir Putin referindo-se ao heroísmo do povo da URSS no confronto com a Alemanha nazista e seus aliados.

“Agora, infelizmente, vemos que a ideologia do nazismo já em sua manifestação moderna volta a ameaçar diretamente a segurança de nosso país”, denunciou Putin, ao participar de um concerto na cidade russa de Volgogrado por ocasião do 80º aniversário da vitória na Batalha de Stalingrado, como se chamava a cidade no período em que sofreu ataque e cerco nazista.

O presidente da Rússia prosseguiu afirmando que na atualidade a Rússia mais uma vez tem que resistir à agressão do “Ocidente coletivo”. “Parece incrível, mas é verdade: eles nos ameaçam novamente com tanques alemães Leopard que carregam [as mesmas] cruzes nas laterais”, enfatizou.

O chefe de Estado ressaltou que eles estão mais uma vez tentando lutar com a Rússia usando a Ucrânia pelas mãos dos seguidores de Hitler e do colaboracionista ucraniano Stepan Bandera.

“Aqueles que arrastam os países europeus, incluindo a Alemanha, para uma nova guerra com a Rússia e declaram irresponsavelmente que é um fato consumado, esses que esperam derrotar a Rússia no campo de batalha, ao que parece, não entendem que a guerra moderna será absolutamente diferente”, afirmou.

“Não estamos enviando tanques para suas fronteiras, mas temos com que responder e este caso não se limitará ao uso de equipamentos blindados, todos devem entender isso”, alertou.

Putin lembrou que “a tenacidade dos defensores de Stalingrado é uma importante referência moral para o povo russo e nossos soldados e oficiais a seguem”.

“A continuidade geracional, os valores e tradições são o que distingue a Rússia e nos torna fortes e confiantes em nós mesmos, nossa razão e vitória”, manifestou, parabenizando o público pelo aniversário da vitória da Batalha de Stalingrado.

Por sua vez, o porta-voz do presidente russo, Dmitri Peskov, comentou à imprensa as declarações de Putin sobre a possível resposta de Moscou ao fornecimento de armas ocidentais à Ucrânia.

“[Isso significa] que a Rússia tem o potencial e, à medida que novas armas entregues pelo Ocidente coletivo aparecerem, a Rússia utilizará cada vez mais o potencial que possui em sua operação militar especial”, advertiu.

Durante a visita, o presidente russo colocou uma coroa de flores diante da chama eterna no Salão da Glória Militar do Museu da Batalha de Stalingrado. Além disso, Putin se reuniu com representantes de organizações patrióticas e juvenis e com o governador da província de Volgogrado, Andrei Bocharov.

A vitória na Batalha de Stalingrado, que ocorreu de 17 de julho de 1942 a 2 de fevereiro de 1943 nas atuais regiões russas de Voronezh, Rostov e Volgogrado e na República da Kalmuquia, foi um ponto de virada na Segunda Guerra Mundial. O evento tornou-se, após a rendição alemã em 2 de fevereiro de 1943, um prenúncio da vitória do Exército Soviético sobre as tropas nazistas.

A batalha durou 200 dias nas margens dos rios Don e Volga, e depois perto de Stalingrado (atual Volgogrado) e na própria cidade. Mais de 2,1 milhões de pessoas participaram desta batalha em ambos os lados em diferentes fases da luta.

Durante a Batalha de Stalingrado, o Exército Soviético eliminou aproximadamente um quarto de todas as forças da coalizão de Hitler que operavam na frente soviético-alemã. As perdas totais de tropas nazistas foram de mais de 1,5 milhão entre mortos, feridos, prisioneiros de guerra e desaparecidos em ação.

Fonte: Papiro