Problema elétrico afetado a circulação dos trens ao longo de todo o dia | Foto: Reprodução/Twitter

A capital paulista viveu um dia de caos, nesta quarta-feira, 15, com a paralisação do funcionamento da Linha 4-Amarela do Metrô durante todo o dia.

Segundo a ViaQuatro, empresa privada que opera a Linha-4, falhas elétricas foram a causa de todo transtorno nesta quarta-feira. Por volta das 20h, dez horas após o início do problema, a concessionária afirmou que a situação estava normalizada.

A estação Paulista e Pinheiros ficaram lotadas, as ruas tomadas de gente à espera de um ônibus do Plano de Apoio entre Empresas de transporte frente as Situações de Emergência (Paese), que não passava nunca.

Na Estação Paulista, o cenário entre o fim da tarde e início da noite era de superlotação, espera e tumulto. Passageiros se acumulavam na Rua da Consolação na expectativa de conseguir embarcar em ônibus da operação Paese, mas sem sucesso.

A babá Larissa dos Santos, de 24 anos, ficou assustada com o que viu quando chegou na Estação Paulista, por volta de 18h30. “Estava um caos, não tinha como pegar o ônibus do Paese”, diz ela, que trabalha na região de Higienópolis.

Larissa conta que as equipes que trabalhavam na organização das filas perderam o controle no horário de pico e a Rua da Consolação virou um amontoado de pessoas. A via chegou a ser fechada em determinados momentos.

“Para mim o pior foi que desligaram as escadas rolantes, e as estações da linha Amarela são bem fundas”, diz a pedagoga Laís Bertassoli, de 47 anos, que é moradora da região do Morumbi.

“Os elevadores estavam lotados, não tinha como pegar. Teve uma senhora que subiu as escadas do meu lado, um desrespeito”, conta.

Em nota, a ViaQuatro disse lamentar “os transtornos ocasionados por falha de alimentação elétrica na subestação Fradique Coutinho, na Linha 4- Amarela”. Ainda no comunicado, a empresa afirmou que os passageiros foram “constantemente orientados por avisos sonoros emitidos nos trens e estações e pelos Agentes de Atendimento e Segurança (AAS) da concessionária”, enquanto a situação não se resolvia.

FALHAS REPETIDAS

A situação caótica teve início às 8h20, e foi normalizada oito minutos depois, prejudicando apenas o trecho entre as estações Paulista e Pinheiros. A segunda paralisação começou por volta das 10 horas e persistiu no início da noite desta quarta-feira. “Técnicos atuam para restabelecer a circulação plena de trens na Linha 4-Amarela, que, às 10h13, apresentou falha elétrica”, acrescentou a Linha 4.

A paralisação da Linha 4-Amarela produziu um efeito cascata e atrapalhou o funcionamento das Linha 1-Azul, Linha 2-Verde e Linha 3-vermelha, administradas pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), empresa estatal que afirmou ter tido necessidade de reduzir a velocidade dos trens que opera em diversos períodos do dia de hoje.

Fonte: Página 8