Divulgação/Embratur

O presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo determinou a volta da propaganda do país como destino turístico no exterior adotando a grafia em português, Brasil com “s” e afirmou: “O que a gente quer é acabar com essa história de Brasil com ‘z’.

“Não queremos nenhum recado escondido e indesejado. Até porque visitar um Brasil que destrói floresta e faz queimada, ninguém vai nos amar assim. Acabar com esse equívoco foi o 1º passo”, disse Freixo.

A Embratur retomou na terça-feira, a marca Brasil com “s”, que era usada desde o 1º governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Somos o Brasil com ‘s’ de ‘sensacional’”, afirmou a instituição em post nas redes sociais.

Em 2019, Bolsonaro havia mudado a grafia da propaganda que promove o turismo do Brasil no exterior para a grafia em inglês, com a campanha “Brazil. Visit and love us” (“Brasil. Visite e nos ame”, em tradução livre). À época, o governo foi acusado de promoção do turismo sexual devido à conotação do slogan.

A nova marca foi lançada durante cerimônia em Brasília, com a presença da ministra do Turismo, Daniela Carneiro, do vice-presidente e ministro da Indústria, Desenvolvimento, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, da ministra do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, Marina Silva, e dos presidentes da Embratur, Marcelo Freixo, e da Apex Brasil, Jorge Viana.

A Embratur e a Apex Brasil pretendem abrir um concurso para atualizar a arte, incluindo como conceito o cuidado com a sustentabilidade ambiental. “A formulação e criação da Marca Brasil foi um marco na história do Brasil, feita por meio de um concurso fundamentado em pesquisas de mercado e critérios estritamente técnicos de seleção e que, por isso, está sendo retomada”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Ele destacou ainda que pretende traçar um perfil dos mais de 6 milhões de turistas que visitam o Brasil anualmente. “Tem esse número místico dos 6 milhões [de turistas], que foi o máximo que o Brasil chegou. De onde vem, quem são, qual o perfil? A 1ª coisa que descobrimos é que não tem dados, informação sobre a Embratur. Formamos uma equipe técnica para levantar esses dados, ter ciência. Temos que entender quem está vindo ao Brasil, o que ele quer, para podermos ampliar”, disse.

Em seu perfil no Twitter, Lula também celebrou a mudança. “O retorno da Marca Brasil é a valorização do nosso turismo nacional. Parabéns, Embratur. Vamos resgatar a imagem do Brasil no mundo”, escreveu.

Fonte: Página 8