Com fábrica parada, Volks afasta 5 mil metalúrgicos por dez dias no ABC
A Volkswagen parou a produção por dez dias na sua fábrica de São Bernardo, devido à falta de peças. Com a paralisação, a empresa deixa cerca de 5 mil funcionários afastados em “férias coletivas” até o dia 3 de março.
Em assembleia na última semana, o coordenador-geral do Comitê Sindical de Empresa (CSE) na Volks, José Roberto Nogueira da Silva, afirmou que “mais uma vez, a Volks para por dez dias, de 22 de fevereiro a 3 de março, por falta de semicondutores. Temos um acordo fundamental que dá garantia de emprego aos trabalhadores diretos e que conta com uma série de instrumentos, como layoff e banco de horas”, disse.
Em entrevista recente ao Diário do Grande ABC, o diretor Administrativo do sindicato e representante dos trabalhadores na Volks, Wellington Damasceno, destacou que faróis, lâmpadas, barras de direção e outros tipos de componentes eletrônicos estão entre as autopeças em falta nas linhas de produção. De acordo com o dirigente sindical, existe um gargalo na produção que acontece há alguns meses na fábrica.
A fábrica de São José dos Pinhais (PR) também vai parar a produção no mesmo período e a fábrica de motores de São Carlos, no interior de São Paulo, já está com as atividades suspensas desde o último dia 20. A parada prossegue até 1º de março.
Fonte: Página 8