Fonacate - Fonacate

Os servidores do Executivo Federal se reuniram nesta quarta-feira (11) e aprovara a retomada da campanha salarial do funcionalismo, iniciada no ano passado, mas que terminou sem qualquer reajuste.

Além da reparação das perdas acumuladas nos últimos anos, que chegam a 27%, as entidades reivindicam tratamento isonômico entre os poderes. “Emergencialmente, temos que garantir o encaminhamento da pauta dos servidores do Executivo, pois Judiciário, Legislativo e MPU já têm leis próprias de recomposição, com pagamentos programados para fevereiro”, pontuou o presidente do Fonacate, Rudinei Marques.

A categoria defende uma recomposição emergencial com o envio imediato de medida provisória ao Congresso Nacional, sem prejuízo da instalação da mesa de negociação no âmbito do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos para tratar questões gerais e outras específicas de cada carreira.

Durante os 4 anos de governo Bolsonaro nenhum reajuste foi concedido ao funcionalismo, sendo o primeiro mandato desde a ditadura militar a não repor as perdas salariais da categoria em nenhum dos anos de gestão.

Entre as ações aprovadas pelos servidores está um ato a ser realizado em todo o país no próximo dia 31 de janeiro.

Pagina 8 (BL)