Lula esteve com Fernández no primeiro dos encontros com mandatários internacionais (Ricardo Stuckert)

Argentina e Brasil são países indissoluvelmente ligados e nenhum momento político pode perturbar isso”, enfatizou o presidente argentino, Alberto Fernández, ao final do encontro, que foi uma das primeiras entre as conversas de Lula, no dia seguinte à sua posse, com mandatários de diversos países que vieram a Brasília.

“Institucionalmente, foi uma grande reunião porque decidimos claramente colocar a ligação entre Argentina e Brasil de volta em funcionamento com toda a força que esta ligação deve ter”, disse Fernandez em coletiva após o encontro com o presidente brasileiro.

Sobre o papel de Lula, destacou que “ele é um líder regional e vai dar um impulso muito importante à América Latina” e garantiu que “sua presença é o retorno do Brasil a todos os fóruns internacionais”.

Fernández confirmou que Lula viajará para a Argentina no próximo dia 23, para no dia seguinte participar da reunião da CELAC (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos).

“A ausência do Brasil nestes anos nos foros internacionais é algo que não podemos mais nos permitir porque é um país demasiado importante na região”, disse Fernández. E completou: “O encontro confirma que estamos no mesmo caminho, buscando o mesmo destino para nossos países e para a América do Sul”.

“Recebi meu amigo Alberto Fernandez, que me cumprimentou pela posse e eu pude parabenizá-lo pela vitória da Argentina na Copa do Mundo. Retomamos o diálogo e a amizade com nosso maior vizinho, um dos principais parceiros do Brasil no mundo”, disse o presidente Lula.

BOLÍVIA E BRASIL: RELAÇÕES RENOVADAS

O presidente Luis Arce afirmou que a Bolívia e o Brasil iniciaram formalmente um novo ciclo nas relações bilaterais que será retomado imediatamente com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

“Os dois países têm interesse comum em áreas estratégicas como energia, agricultura, indústria, fertilizantes, compra e venda de gás, segurança fronteiriça e desenvolvimento do corredor binacional”, sublinhou.

“Com meu amigo Luis Arce, presidente da Bolívia, conversamos sobre como nossos países podem colaborar em políticas sociais, energia e fornecimento de fertilizantes”, confirmou Lula.

E também assinalou que promoverá a conclusão do processo de adesão da Bolívia ao MERCOSUL, para que só falte a aprovação do Parlamento brasileiro, depois que esse processo já foi concluído em nível legislativo na Argentina, Uruguai e Paraguai, os demais sócios do bloco.

Papiro

(BL)