Lupi_FST - Divulgação

Em reunião com entidades sindicais na última quarta-feira (25), o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, afirmou que manterá uma mesa de diálogo permanente com os trabalhadores sobre as questões relacionadas à reestruturação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O presidente da Confederação dos Trabalhadores na Alimentação (CNTA Afins), Artur Bueno de Camargo, afirmou que as tratativas com Carlos Lupi serão em torno de reconstruir o INSS e reverter o desmonte bolsonarista. “Seremos propositivos, sem esquecer a defesa dos aposentados”, garante Artur.

Edvard Pereira Souza, diretor do CNTA Afins, informou que o ministro recebeu as entidades poucos dias após assumir a pasta e que já fixou um calendário de reuniões. “Mais do que isto, ele deixou claro que precisa da participação do movimento sindical para a recuperação da Previdência brasileira”, comenta o sindicalista”, disse.

A audiência foi pedida pelo Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST) para discutir a necessidade de celeridade na análise de benefícios represados pelo INSS, com cerca de 5 milhões de pedidos. O objetivo é garantir o reforço do atendimento presencial nas agências e a realização de concursos públicos para recomposição de pessoal, hoje com déficit de aproximadamente 23 mil servidores, de acordo com as entidades.

Foi agendada uma nova reunião para o dia 27 de fevereiro com a promessa do ministro de analisar as reivindicações entregues. “Ele ressaltou a importância das confederações sindicais na condução do seu trabalho, que será o de reconstruir o INSS após seis anos de destruição”, disse Edvard.

Pagina 8

(BL)