Aneel-Divulgação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou um balanço dos ataques de vandalismo contra torres de energia, que ocorreram desde os atentados golpistas às sedes dos três Poderes no Distrito Federal, no último dia 8.

Conforme o comunicado, durante o mês de janeiro, 4 torres foram derrubadas e 16 foram danificadas em 11 episódios de ataques, sem prejuízos no fornecimento de energia.

De acordo com a Aneel, a vigilância e o monitoramento das instalações intensificadas desde os ataques já estão surtindo efeito. “A robustez do sistema aliada ao monitoramento frequente das instalações de transmissão e à vigilância das transmissoras tem apresentado resultados favoráveis no sentido de antecipar avarias nas torres e corrigir os danos sem ocasionar quedas das torres”, diz o comunicado da agência.

O balanço da Aneel foi repassado ao Ministério de Minas e Energia, que determinou, na semana passada, após reunião com representantes das empresas do setor elétrico, da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, ações firmes de combate aos ataques, como policiamento ostensivo, câmeras de vigilância e uso de drones.

A Aneel também informou que segue as recomendações do ministro Alexandre Silveira, e acompanha os ataques trabalhando em conjunto com outros órgãos, como a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para reforçar a segurança da estrutura elétrica.

Os estados que registraram ataques foram Rondônia, São Paulo, Paraná e Mato Grosso. A Aneel explica que, como um ataque pode resultar em mais de uma torre derrubada ou danificada, o registro é feito de forma conjunta, o que soma as 11 ocorrências até agora.

Pagina 8

(BL)