Foto: Gilberto Marques/Governo do Estado de SP

Deputados estaduais de São Paulo estão debatendo atuação contra o projeto do governador do Estado, Tarcísio de Freitas, de privatizar a Companhia de Saneamento Básico do de São Paulo (Sabesp).

De acordo com o deputado Emidio de Souza (PT), coordenador da Frente Parlamentar Contra a Privatização da Sabesp, “o mundo inteiro rejeita a ideia de privatizar serviços públicos na área de saneamento básico, mas Tarcísio insiste na ideia. Há alguma coisa muita estranha nesse esforço empreendido pelo governador de SP”, afirma.

Em convocação de ampla mobilização contra o projeto, o deputado afirma que “a Sabesp é um patrimônio extraordinário de SP, que mesmo sem receber investimentos do Estado, com uma estrutura enxuta, atende mais de 28 milhões de pessoas”.

“A Sabesp dá lucro. Só no 3º trimestre de 2021, registrou lucro líquido de R$ 1,08 bilhão, alta de 130%. E o Estado de SP, como acionista majoritário da empresa estatal, retira dividendos desse resultado.

França e Canadá frearam a privatização do saneamento básico. Estudo do Instituo Transnacional revela que 312 cidades, como Paris, Berlim e Buenos Aires, em 36 países, reestatizaram os serviços de tratamento de água e esgotos em razão das tarifas muito altas entre 2000 e 2019.

Por que será que Tarcísio quer vender uma empresa estatal tão elogiada mundo afora, com planos robustos de ampliação da disponibilidade e segurança hídrica? Água não é mercadoria de balcão, água é um direito de todos. A defesa da água é também a defesa da vida.

Não podemos permitir esse retrocesso inexplicável. Não para a privatização da Sabesp. Sim para a expansão do serviço de saneamento em São Paulo. Precisamos travar essa luta juntos. Eu conto com vocês para nos organizarmos em todas as cidades atendidas pela Sabesp. Vamos juntos?”, conclama.

Contrário à privatização, o Partido dos Trabalhadores elegeu 18 deputados para a legislatura e afirma que, junto com outros partidos, como o PCdoB e PSol, definiu como prioridade atuar contra a privatização da empresa. “Somos radicalmente contrários. Privatizações no mundo todo estão sendo revertidas. Queremos a Sabesp na mão do estado”, disse ao Uol o deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT), que presidiu a Comissão de Infraestrutura da ALESP.

Página 8

(BL)