Mapa do espaço aéreo dos EUA com redução do movimento de aviões no ar (Flightrade24)

Pane no sistema de notificações de voos civis nos EUA na noite de terça-feira, que se propagou em cascata, levou as autoridades norte-americanas a ordenarem a interrupção de todas as decolagens, causando nesta quarta-feira (11) milhares de voos em atraso ou cancelados. A suspensão vigorou entre 9h30 e 10h50 (horário de Brasília).

A Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês)) disse que estava “investigando” o que fez o sistema colapsar. Também foram afetados voos internacionais saindo de aeroportos norte-americanos. Os voos que já estavam no ar não tiveram problemas para pousar. A interrupção nas decolagens foi sendo “gradualmente retomados” no país inteiro, segundo o New York Times.

“As operações normais de tráfego aéreo estão sendo retomadas gradualmente nos EUA após uma interrupção noturna do sistema de Aviso aos Aeronavegantes [Notam], que fornece informações de segurança às tripulações de voo. O bloqueio de decolagem foi retirado. Continuamos a investigar a causa do problema inicial”, disse a FAA.

O Notam é um sistema internacional de mensagens que informa aos pilotos qualquer alteração ou risco para a navegação aérea, de pistas interditadas a risco de congelamento e até fechamento de espaço aéreo.

O secretário de Transportes, Pete Buttigieg, confirmou no Twitter que o “sistema de segurança afetado pela interrupção noturna está totalmente restaurado” e que os esforços estavam em andamento para determinar o que causou a interrupção.

MANHÃ DE CAOS

Uma manhã de caos nos aeroportos norte-americanos. O site Flight Aware, que monitora o tráfego aéreo pelo mundo, registrou que 10 mil voos foram afetados até 10:50 no horário de Brasília. Na sequência, voos saindo de aeroportos europeus com destino aos EUA ficaram várias horas atrasados.

Segundo a Casa Branca, não há evidências de um ataque cibernético por trás da interrupção que arruinou os planos de viagem de milhões de passageiros. O presidente Joe Biden disse ter orientado o Departamento de Transportes a investigar. A presidente do Comitê de Comércio do Senado dos EUA, Maria Cantwell, prometeu investigar a pane e analisar a resiliência e redundância do sistema.

John Cox, ex-piloto de linha aérea e especialista em segurança da aviação, que há voa há 53 anos, disse à Associated Press: “Eu nunca ouvi o sistema cair assim. Então, algo incomum aconteceu.”

IMPACTO

Especialistas em aviação de longa data “não conseguiam se lembrar de uma interrupção de tal magnitude causada por uma falha tecnológica”, ressaltou a AP. Alguns compararam-no “com o encerramento nacional do espaço aéreo após os ataques terroristas de Setembro de 2001”.

“Periodicamente, tem havido problemas locais aqui ou ali, mas isso é bastante significativo historicamente”, disse à AP Tim Campbell, ex-vice-presidente sênior de operações aéreas da American Airlines e agora consultor em Minneapolis.

Campbell disse que há muito tempo há preocupação com a tecnologia da Administração Federal de Aviação, e não apenas com o sistema Notam. “Muitos de seus sistemas são sistemas de mainframe antigos que geralmente são confiáveis, mas estão desatualizados”.

Conforme a AP, foi a mais recente dor de cabeça para os viajantes nos EUA, que enfrentaram cancelamentos de voos durante as férias em meio a tempestades de inverno e um colapso com a tecnologia de pessoal da Southwest Airlines, e que também sofreram com longas filas, bagagem perdida e cancelamentos e atrasos durante o verão, na retomada pós-Covid.

Papiro (BL)