Zelensky se oferece para grandes negócios (Sergei Cupinsky-AFP)

Kiev já está trabalhando com alguns dos gigantes dos bancos e da indústria militar dos EUA, diz o presidente ucraniano, Zelensky, ao oferecer ‘oportunidades de big business’ a “qualquer companhia norte-americana interessada em trabalhar”. A exortação foi direcionada por vídeo a um evento de associação empresarial localizado em Boca Ratón, Flórida.

Na mensagem dirigida à Associação Nacional de Câmaras Estatais (National Association of State Chambers- NASC), na segunda-feira (24) – portanto horas antes do estouro do escândalo de corrupção levando integrante de seu gabinete ministerial à prisão – afirma que ao atuarem na Ucrânia “o negócio norte-americano pode se tornar a locomotiva que novamente vai fazer ir adiante o crescimento da economia global”.

“Já conseguimos atrair a atenção e estamos em cooperação com tais gigantes das finanças internacionais e do mundo dos investimentos como Blackrock, JP Morgan e Goldman Sachs,”, diz Zelensky e acrescenta que “tais marcas norte-americanas como Starlink ou Westinghouse já se tornaram parte de nosso jeito ucraniano (Ukrainian Way).”

Zelensky enfia o pé na jaca e diz que “qualquer um pode se tornar um banco de grandes negócios (big business bank) ao trabalhar com a Ucrânia, em tudo que é setor, desde armas até construção”.

Ele conclui bajulando os empresários norte-americanos no intuito de açambarcar mais armas: “Seus brilhantes sistemas de defesa tais como HIMARS ou Bradleys, já estão unindo nossa história de liberdade a suas empresas. Esperamos pelos Patriots [sistemas antimísseis. Estamos olhando de perto os Abrams [tanques]. Milhares de exemplos são possíveis”.

Papiro (BL)