Brasília - Em entrevista à Agência Brasil, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, cita avanços e Desafios da área (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O Conselho de Administração do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou por unanimidade, na quarta-feira (25), o nome do ex-ministro Aloizio Mercadante para a presidência do banco de fomento.

Em dezembro de 2022, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao anunciar a nomeação de Mercadante para o comando da diretoria financeira do BNDES, declarou que para a gestão do principal agente de financiamentos e investimentos do país “nós estamos precisando de alguém que pense em desenvolvimento, de alguém que pense em reindustrializar esse país, em alguém que pense em inovação tecnológica, de alguém que pense na geração de financiamento ao pequeno, ao grande, ao médio empresário, para que esse país volte a gerar emprego”.

“Vão acabar as privatizações nesse país. Já privatizaram quase tudo, mas vai acabar e nós vamos provar que algumas empresas públicas vão poder mostrar a sua rentabilidade”, afirmou o presidente Lula, na época.

Criado em 1952, no governo Getúlio Vargas, o banco se tornou um patrimônio nacional e um importante impulsionador do desenvolvimento econômico do país.

Com Bolsonaro, o banco foi transformado numa “butique da Faria Lima” e num banco a “serviço das privatizações”.

Graduado em economia pela Universidade de São Paulo (USP), além de mestre e doutor em economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e professor licenciado de economia da PUC-SP e aposentado da Unicamp, Mercadante foi deputado federal por dois mandatos (de 1991 a 1995 e 1999 a 2003); Senador pelo Estado de São Paulo eleito em 2002, ele chefiou os ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação (2011-2012), da Educação (2012-2014 e 2015-2016) e a Casa Civil (2014-2015).

Além de Mercadante, o Conselho de Administração do BNDES também aprovou os nomes da ex-ministra do Desenvolvimento Social e uma das criadoras do Bolsa Família, Tereza Campello, para a diretoria Social do Banco; Natalia Dias, que atuou como presidente do Standard Bank Brasil, para a Diretoria de Mercado de Capitais; e a funcionária de carreira do BNDES Helena Tenório, que ocupará a Diretoria de Recursos Humanos e Operações. Estes se juntam a outros diretores já nomeados: Alexandre Corrêa Abreu, José Luis Gordon, Nelson Barbosa e Luiz Navarro.

Pagina 8 (BL)