Cerca de 80 lideranças negras de Minas Gerais participaram neste sábado (3) da 12ª Plenária Estadual da Unegro (União dos Negros e Negras pela Igualdade). Realizada de movo virtual, a atividade aprovou a “Carta de Minas Gerais” e elegeu a diretoria que ficará à frente da Unegro-MG na gestão 2023-2025.

“Com a vitória do Lula na eleição presidencial, vamos construir um novo Brasil, um novo tempo. Precisamos muito que Minas Gerais, com sua força, participe deste momento histórico”, afirmou a presidenta nacional da Unegro, Ângela Guimarães. Ela convidou os participantes da plenária para o 6º Congresso Nacional da Unegro, marcado para os próximos dias 9 e 10 de dezembro.

O ex-deputado federal Wadson Ribeiro, presidente do PCdoB-MG, também marcou presença. “Fico satisfeito de ver esta plenária tão vitoriosa, com gente de várias regiões de Minas. Contem sempre com o PCdoB na luta contra o racismo”, declarou Wadson.

O balanço da atuação da Unegro Minas foi feito por Alexandre Braga, presidente da direção cessante. Ele destacou a inserção e o protagonismo da entidade em vários segmentos nos últimos anos, em especial no meio acadêmico.

A “Carta de Minas Gerais”, aprovada na plenária, destaca os desafios da Unegro em Minas e no Brasil. “A vitória de Lula sobre Bolsonaro, nas eleições presidenciais de 2022, assinala uma ruptura em favor da democracia, da vida, da valorização do povo brasileiro, da retomada de direitos e da igualdade”, indica o texto. “A perspectiva de avanços em políticas públicas favorece e estimula a atuação dos movimentos organizados, como a Unegro.”

Em Minas Gerais, a tarefa central é “enfrentar o governo neoliberal e antipopular de Romeu Zema (Novo), que foi reeleito. Sua gestão reduziu a Igualdade Racial a uma subsecretaria e negligenciou o Conepir (Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial)”.

Já a direção eleita da Unegro Minas faz uma aposta na renovação, a começar pelo novo presidente estadual, Clauderson Santos, o “Black”, que tem 27 anos. Ele vai suceder Alexandre Braga, que passa a ocupar a Diretoria de Políticas Públicas. A vice-presidenta será Maria Clarice Couto, a Kaia. 

Clauderson foi dirigente da Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), conselheiro nacional de Juventude e presidente da União da Juventude Socialista (UJS) de Belo Horizonte. Militante do movimento negro desde 2011, é o atual secretário nacional de Juventude da Unegro. Ele também é membro da direção do PCdoB Poços de Caldas e do PCdoB-MG.

“Nossa gestão será marcada pela unidade e por muita luta. Temos de aproveitar a avenida a ser aberta pelo futuro governo Lula para pavimentar esse caminho e conquistar mais políticas públicas”, diz Clauderson. “Em Minas, além de enfrentar a ofensiva privatista do governo Zema, vamos lutar contra o desmonte da área de Igualdade Racial.”