Presidente chileno anunciou a decisão de criar a embaixada ao visitar o Club Palestino, em Santiago (Exitosa)

O presidente do Chile, Gabriel Boric, anunciou nesta quarta-feira (21) a abertura da embaixada de seu país na Palestina, pois “não podemos esquecer que uma comunidade está sofrendo com uma ocupação ilegal, que resiste, uma comunidade que vê os seus direitos e a sua dignidade violados e isso é absolutamente injusto”.

Conforme Boric, a iniciativa governamental contribuirá para o fortalecimento das relações bilaterais, historicamente dificultadas pela sabotagem israelense, expressando sua indignação com a ausência da Palestina enquanto Estado viabilizado no mapa do Oriente Médio, enquanto o povo palestino “existe, resiste e tem uma história”.

Durante um evento de Natal no Clube Palestino de Santiago, Boric assegurou que esta é “uma das decisões que temos como governo” que ainda não havia sido difundida: “vamos elevar o caráter de nossa representação oficial na Palestina”. Portanto, assinalou, tudo está sendo providenciado para que o atual encarregado de negócios acelere o processo, a fim de “abrir uma Embaixada durante nosso Governo para lhe dar a representação correspondente”.

Com este compromisso, Boric reiterou seu apoio e solidariedade à causa do povo palestino, lembrando que “o Natal é um momento para refletir também sobre os sofrimentos, aos quais não podemos nos alienar ou ser protocolares”, considerando ainda a Palestina como berço do cristianismo.

O pronunciamento do presidente chileno ocorre em um contexto marcado pelo aumento das tensões com Tel Aviv, depois que setembro passado Boric adiou a recepção das credenciais do embaixador de Israel, Gli Artzyeli, devido ao assassinato de uma criança por soldado israelense na região de Jenin, na Cisjordânia.

Papiro (BL)