Reprodução Internet

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal foram acionados nesta quarta-feira (24), véspera de Natal, por volta das 7h30 para investigarem a possibilidade de haver uma bomba em uma caixa encontrada na via que dá acesso ao Aeroporto de Brasília.

O futuro ministro da Justiça indicado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, Flávio Dino, acompanhou a operação a polícia. Segundo informou Dino, no material encontrado próximo do Aeroporto Internacional de Brasília há “emulsão de pedreira”. Esse tipo de produto é explosivo e usado por mineradoras em escavações.

O artefato não foi explodido pela polícia, ele foi recolhido e enviado para perícia da Polícia Civil do Distrito Federal. Durante o processo, uma das vias de acesso ao aeroporto foi interditada.

Segundo a Inframerica, concessionária do aeroporto, o alerta foi dado por um de seus funcionários, seguindo os procedimentos que são adotados quando objetos suspeitos são abandonados tanto no aeroporto como em suas proximidades.

A polícia informou que havia, dentro da caixa, um objeto suspeito e que, diante da situação, deu início à chamada Operação Artefato, nome dado às ações do Batalhão de Operações Especiais (Bope) que envolvem situações com bombas e explosivos. A caixa estava abandonada próxima a uma loja de automóveis localizada na pista de acesso ao aeroporto.

De acordo com a concessionária, não houve impacto no funcionamento dos serviços aeroportuários, e nenhuma decolagem ficou atrasada devido à operação em andamento. O fluxo de veículos a caminho do aeroporto está normal, uma vez que os carros podem passar pela via marginal interditada.

Página 8

(BL)