O Comitê Estadual do PCdoB Maranhão se reuniu no último sábado (10) para um balanço do resultado eleitoral deste ano. Na ocasião, os dirigentes ainda analisaram a conjuntura política atual e debateram o futuro da legenda para o próximo período. Pela direção nacional, participou do encontro, a secretária de Organização, Nádia Campeão, ex-vice-prefeita de São Paulo.

A reunião foi comandada pelo presidente da legenda no estado. Participaram ainda, o vice-governador eleito Felipe Camarão (PT), a bancada do PCdoB na Assembleia Legislativa, Ricardo Rios, Ana do Gás, Rodrigo Lago, Júlio Mendonça e Othelino Neto, presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Alema), e a segunda suplente do senador eleito Flávio Dino, vereadora Lurdinha (PCdoB).

Vitorioso nestas eleições, o PCdoB Maranhão é a segunda maior bancada da Assembleia Legislativa, elegeu cinco parlamentares em outubro e reelegeu Márcio Jerry – presidente do PCdoB-MA – à Câmara dos Deputados.

Em seu pronunciamento, o vice-governador Felipe Camarão falou do seu carinho e respeito pelo PCdoB, reafirmou a unidade da Federação com PT e PV e, agradeceu o apoio leal e estratégico dos comunistas para a vitória eleitoral do nosso campo político.

A secretária nacional de Organização do PCdoB, Nádia Campeão, também elogiou o desempenho da PCdoB do Maranhão nestas eleições. “Viemos celebrar com o nosso partido no Maranhão a belíssima vitória que obtivemos. Tivemos resultados muito bons nas últimas eleições. Mas, além disso, estamos aqui para discutir esse momento novo que o nosso país vai viver a partir de 1º de janeiro, que é muito animador, mas também de muitos desafios”, disse ela.

O presidente do PCdoB-MA, Márcio Jerry ressaltou que o encontro entre os dirigentes é importante para analisar a atuação partidária no último pleito. “Essa é uma reunião muito importante, na qual também preparamos todo o processo que culminará com a renovação da direção do partido ao longo de 2023. Portanto, um momento para discutirmos os temas da política do nosso estado, reforçando sempre a caminhada e a luta do PCdoB no Maranhão, que foi vitoriosa nas últimas eleições: estamos entre as duas maiores bancadas da Assembleia, temos uma Federação unida e fortalecida com o PT e o PV e a minha reeleição à Câmara dos Deputados teve o apoio de eleitores de 216 municípios maranhenses, o que muito nos honra e demonstra o acerto do modo comunista de gerir a coisa pública e melhorar a vida do povo”, completou.

Presidente da Assembleia, Othelino Neto ressaltou o bom desempenho do PCdoB nas últimas eleições e a contribuição que o partido tem dado ao Maranhão para a continuidade de políticas públicas voltadas ao povo. Sobre o encontro, o dirigente destacou que foi também foi debatido “os desafios para o próximo ano, as eleições municipais de 2024 e fizemos uma análise daquilo que é o principal: continuarmos influenciando nas boas políticas públicas para o nosso estado”, completou o chefe do legislativo estadual.

O deputado estadual eleito, Rodrigo Lago destacou a unidade da bancada comunista no apoio ao governo Carlos Brandão e na recondução do deputado Othelino Neto à presidência da Alema.

O deputado eleito, Júlio Mendonça também destacou o papel do Partido no pleito eleitoral e reafirmou a unidade da bancada e o compromisso partidário.

Na mesma linha, o deputado Ricardo Rios, também reafirmou o compromisso com o governo Carlos Brandão, com o nosso partido e com a reeleição do camarada deputado Othelino para a presidência da Assembleia.

O secretário da Frente Institucional do PCdoB, Danilo Moreira, apresentou o balanço das eleições, demonstrando a força e a robustez do centenário PCdoB.

Reunião contou com a presença da secretária nacional de Organização do PCdoB, Nádia Campeão, do vice-governador eleito Felipe Camarão, dos deputados estaduais Ricardo Rios, Ana do Gás e dos eleitos Rodrigo Lago e Júlio Mendonça

Fonte: PCdoB – Maranhão