Deputado federal Orlando Silva (PCdoB/SP). Foto: Arquivo Agência Câmara

Nesta quinta-feira (22), o presidente eleito Lula (PT) anunciou os nomes de mais 16 ministros e ministras que irão compor o governo a partir de 1 de janeiro. Com as indicações feitas, Orlando Silva (PCdoB) terá vaga garantida na Câmara dos Deputados.

O deputado federal por São Paulo ficou com a 1ª suplência da federação formada por PT-PCdoB-PV nas eleições de 2022. Agora, com a indicações dos deputados federais eleitos Alexandre Padilha (PT), que assumirá a pasta de Relações Institucionais, e Luiz Marinho (PT), como ministro do Trabalho, Orlando Silva assumirá um novo mandato de deputado já no início da próxima legislatura. A segunda suplência ficou com Alfredinho (PT), que também fica com uma cadeira.

Nas eleições 2022, Orlando Silva recebeu a maior votação de sua história (108.059 votos), o que lhe garantiu a suplência em uma eleição apertada. Para se ter uma ideia, em 2018, o deputado foi eleito com 64.822 votos.

Com a chegada de Orlando, a bancada do PCdoB na Câmara passa a ser composta por sete deputados e deputadas federais: Jandira Feghali (RJ), vice-presidenta do partido; Renildo Calheiros (PE); Alice Portugal e Daniel Almeida (BA), Márcio Jerry (MA) e Daiana Santos (RS).