Reprodução Internet

Em votação no Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), pilotos e comissários aprovaram neste domingo de Natal, 25, a proposta de reajuste salarial com ganho real de 1% mais reposição inflacionária e colocaram fim a greve que durou cinco dias.

Com a greve, atrasos nas decolagens afetaram centenas de voos pelo país na semana que antecedeu o Natal e pressionou as companhias para um acordo com os trabalhadores.

O estado de greve teve início na segunda-feira, dia 19, e os voos mais atingidos pelos atrasos foram os que tinham  decolagens pelo período de 6h às 8h. A greve durou até sexta-feira à noite, véspera da véspera de Natal, quando teve início a votação da nova proposta apresentada pelas companhias aéreas. Se a categoria não tivesse aceitado o acordo, a greve seria retomada amanhã, após o Natal.

A categoria entrou na mesa de negociação, mediada pelo Ministério Público do Trabalho e o Tribunal Superior do Trabalho, demandando INPC mais 5% de ganho real, além da renovação da convenção coletiva e mais a adição de algumas cláusulas sociais.

As companhias aéreas tinham oferecido 1% de ganho real na quinta-feira, além da reposição total da inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), de 5,97%, mas a proposta foi rejeitada.

Na proposta aprovada neste domingo, as companhias mantiveram a proposta econômica, mas atenderam a outras duas demandas da categoria que não faziam parte da convenção coletiva da categoria. São elas: a previsão de indenização para alteração dos horários de folga dos tripulantes e a possibilidade de iniciar a contagem de férias a partir de um sábado ou domingo.

A nova proposta foi aprovada por 70% da categoria e encerrou a greve. Participaram da votação 5.834 tripulantes.

Página 8

(BL)