Presidente Xi Jinping em sua chegada a Bali para participar da Cúpula do G20 (Ajeng Dinar/AFP)

O presidente da China, Xi Jinping, defendeu nesta quarta-feira (16), em sua segunda participação na 17ª Cúpula do G20, que é hora de romper as graves limitações que dificultam a cooperação digital e barram o investimento comum em ciência e tecnologia.

De acordo com o líder chinês, “vivemos um novo tempo em que será necessário promover um paradigma econômico digital global equilibrado, coordenado e inclusivo que traga benefícios para todos e apresente cooperação ganha-ganha e prosperidade compartilhada”.

A escala crescente da economia digital e a aceleração da transformação digital em todo o mundo, assinalou Xi Jinping, “se tornaram fatores importantes que afetam o cenário econômico mundial”.

Desde que sediou a Cúpula do Grupo dos 20 em Hangzhou em 2016, recordou, “a China incluiu pela primeira vez neste coletivo a agenda digital como prioridade, pedindo que se encontrassem formas inovadoras de desenvolvimento e fossem forjados novos motores de crescimento”.

Foi a partir de então que se construiu mais consenso, intensificando-se a cooperação na adaptação à transformação e na construção da economia digital, fortalecendo-se a cooperação internacional, rompendo a política do “pequeno com cercas altas”.

Para a China, ressaltou o líder, todos os países devem fazer esforços para promover um ambiente aberto, inclusivo, equitativo, justo e não discriminatório para o desenvolvimento da economia digital, estimulando a cooperação internacional e a transformação digital das indústrias, a fim de liberar o potencial das suas respectivas economias.

A compreensão da China, enfatizou, é da necessidade de colocar o desenvolvimento em primeiro lugar e diminuir a divisão digital, promovendo conjuntamente a conectividade e tomando medidas efetivas para promover a alfabetização digital e habilidades comuns para todos. Neste sentido, acrescentou Xi Jinping, torna-se fundamental contribuir para que os países em desenvolvimento e os que estão à margem se adaptem à transformação e se esforcem para pôr fim à exclusão digital.

Entre as prioridades deste novo período, destacou o líder, a China lançou a iniciativa de ampliar o projeto Rota da Seda, incluindo o aspecto do investimento digital, identificando essa economia como área-chave para o desenvolvimento global, possibilitando cooperar com todos a esse respeito. Para isso, também pediu esforços globais para seguir uma orientação voltada à inovação a fim de facilitar a recuperação pós-pandêmica.

Papiro

(BL)