"Salário ou Conflito", advertem os trabalhadores espanhóis (Juan Barbosa/El Diario)

Cerca de 50.000 pessoas se manifestaram nesta quinta-feira (3) na Plaza Mayor de Madrid para exigir recuperação salarial. A marcha, que foi realizada sob o lema “Salário ou Conflito” e “Esta crise não será paga pelos trabalhadores”, foi convocada pelas principais centrais sindicais espanholas, Comissões Obreiras (CC.OO) e União Geral de Trabalhadores e Trabalhadores (UGT).

Os manifestantes, muitos deles de outras comunidades autônomas como Catalunha, Castilla e León, Galiza, País Vasco, Aragão ou Andaluzia, carregavam faixas com mensagens como “É inflação, grita o ladrão”, “Parem a carestia, roubo dia a dia” ou “Trabalho digno”.

O centro do protesto foi a inflação, que em outubro superou os 7% em termos anuais. Embora seja uma das mais baixas da zona euro, que em média ultrapassa os 10%, este valor está longe de ser resposto na remuneração dos trabalhadores. Os sindicatos reivindicam ainda o desbloqueio da negociação coletiva, paralisada há meses pelos empregadores da Confederação Espanhola de Organizações Empresariais (CEOE).

O secretário geral da UGT, Pepe Álvarez, assegurou que o objetivo da manifestação é que os patrões tenham “plena consciência” de que a consigna dos trabalhadores “não é uma piada e que onde não houver aumento de salários haverá conflito”. E confirmou que as mobilizações vão continuar se os patrões não se sentarem para negociar os acordos com melhorias salariais.

Além disso, os sindicatos advertem que sem melhores salários o consumo interno das famílias desacelerará, o que piorará as contas das empresas e, por sua vez, provocará desemprego e piorará a economia. “Devemos manter o poder de vida dos cidadãos se quisermos manter o crescimento econômico”, garantiram os dirigentes sindicais.

Em declarações à mídia na Plaza Mayor da capital, o secretário-geral da CCOO, Unai Sordo, disse que a Espanha vive uma crise de preços que tem a ver com custos de energia e materiais, mas também devido à decisão das empresas de repassar indiscriminadamente seus custos nos preços finais. “As empresas querem salvaguardar as suas margens e lucros, e ao mesmo tempo querem congelar os salários”, lamentou, considerando que a entidade patronal com a sua posição está comprometida com a desigualdade, a pobreza salarial e a recessão no país.

Papiro

(BL)