Sérvia não aderiu às sanções de Biden e fez o “melhor acordo da Europa” com a Rússia (AFP)

A Sérvia receberá da Rússia 2 milhões de metros cúbicos adicionais de gás por dia a partir de 1º de dezembro, informou Dusan Bajatovic, chefe da empresa de energia estatal Srbijagas, à RIA Novosti, na quinta-feira (17).

A Rússia é atualmente o único fornecedor de gás natural da Sérvia. Belgrado já havia garantido 2,2 bilhões de metros cúbicos anualmente, o que cobre 62% da demanda do país, e planeja reservar outros 700 milhões de metros cúbicos para o período de inverno.

No início deste mês, o chefe da Associação de Gás da Sérvia, Vojislav Vuletic, disse que, com a atual taxa de consumo, o país precisaria de cerca de 4 bilhões de metros cúbicos por ano, à medida que se afastasse das obsoletas usinas movidas a carvão. A concessionária de eletricidade estatal do país, EBS, está planejando construir novas estações a gás em várias cidades, incluindo Belgrado, Nis e Novi Sad.

A Sérvia, que recebe suprimentos da Rússia através do gasoduto TurkStream, apoiou a proposta de Moscou de construir um centro de distribuição de gás natural na Turquia, assinalando que isso ajudaria Belgrado a atender sua crescente demanda de energia.

O presidente do país dos Bálcãs de sete milhões de habitantes, Aleksandar Vucic, disse que obteve um acordo “muito favorável” para o fornecimento de gás russo por três anos, frisando que este é “de longe, o melhor acordo na Europa”.

“Teremos um inverno seguro em termos de abastecimento de gás”, afirmou, com a previsão de uma conta entre 10 e 12 vezes menor que em outras áreas da Europa.

Desde 2019, a Sérvia faz parte do Acordo de Livre Comércio com a União Eurasiática liderada pela Rússia. Assim, a Sérvia pode exportar seus produtos agrícolas para mais de 185 milhões de consumidores, e com as sanções econômicas da União Europeia, as exportações sérvias de frutas e vegetais aumentam.

Belgrado também é membro observador da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC), entidade regional de defesa coletiva composta pela Rússia, Armênia, Bielorrússia, Cazaquistão, e Quirguistão.

Papiro

(BL)