Falece em Madri Pablo Milanés, o mais destacado cantor e compositor cubano (Arquivo)

O cantor e compositor cubano Pablo Milanés faleceu esta segunda-feira (21), aos 79 anos, em Madri. Fundador do Grupo de Experimentação Sonora ICAIC e do movimento Nueva Trova junto com Silvio Rodríguez e Noel Nicola, o artista foi uma das vozes mais reconhecidas na música cubana e latino-americana.

Em 13 de novembro, Pablo Milanés foi internado em Madri, onde morava desde 2017 e estava recebendo tratamento médico para a doença onco-hematológica de que sofria há alguns anos e que se agravou nos últimos meses.

Sua última apresentação em Havana foi em concerto organizado pelo Ministério da Cultura com apoio do Instituto Cubano de Música e do Instituto Nacional de Esportes, Educação Física e Recreação, em 22 de junho deste ano, no qual centenas de cubanos compartilharam fragmentos das canções que ele escolheu para aquela noite.

Yolanda, Começo e fim de uma manhã verde, Eu vou pisar nas ruas novamente, Veja, Eu não te peço ou Para Viver fazem parte da obra de Pablo que transcendeu épocas e fronteiras.

Com dezenas de discos gravados, Milanés musicou poetas como Cesar Vallejo, Nicolás Guillen e José Martí; divulgou autores da música tradicional cubana, como Miguelito Cuní e Bienvenido Juan Gutiérrez, e dividiu palcos com lendas da música espanhola como Joan Manuel Serrat, Ana Belén, Luis Eduardo Aute ou Joaquín Sabina.

Veio ao Brasil em 1983 quando se apresentou no Canecão, Rio de Janeiro, ao lado de Chico Buarque, com quem cantou em duo as músicas Pedaço de mim do brasileiro e Yolanda e Homenaje do compositor cubano.

Pablo Milanés nasceu em 24 de fevereiro de 1943 na cidade oriental de Bayamo, considerada o berço da cultura cubana, porque o hino nacional da ilha foi composto em suas ruas de paralelepípedos.

O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez expressou consternação ao receber a notícia durante sua visita oficial à Rússia e ressaltou a importância do trabalho de Milanés para Cuba e seu tempo.

“Um dos nossos maiores músicos desaparece fisicamente. Voz indissociável da trilha sonora da nossa geração”, disse o presidente.

O Escritório Artístico de Pablo anunciou assim em suas redes sociais:

Com muita dor e tristeza, lamentamos informar que o professor Pablo Milanés faleceu na manhã de 22 de novembro em Madri.

Agradecemos profundamente todas as manifestações de carinho e apoio, a todos os seus familiares e amigos, nestes momentos tão difíceis.

Que ele descanse no amor e na paz que sempre transmitiu. Ficará para sempre em nossa memória.

Papiro

(BL)