A campanha do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve protocolar no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) duas ações de investigação judicial contra o presidente Jair Bolsonaro (PL). A informação é da CNN Brasil.

De acordo com o portal, Bolsonaro será questionado por abuso de poder político e econômico. As ações serão apresentadas na próxima semana. Se for condenado, o presidente ficará inelegível.

A primeira ação tem como base as falsas denúncias de Bolsonaro sobre a urna eletrônica e o sistema eleitoral brasileiro. Os atos antidemocráticos promovidos por bolsonaristas nesta semana, em rodovias de todo o Brasil, podem ser citados, bem como o apoio de parlamentares como Carla Zambelli (PL-SP), Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Nikolas Ferreira (PL-MG) a esses atos ilegais.

Já a segunda ação acusa o governo de ter usado a máquina pública para fins eleitorais, por meio especialmente de benefícios econômicos temporários, que coincidiam com o período eleitoral. É o caso da concessão de crédito consignado para beneficiários do Auxílio Brasil.

Além dessas duas novas ações, há quatro que foram apresentadas durante a campanha, denunciando Bolsonaro por diferentes crimes, como desinformação e uso da máquina nos atos de 7 de setembro. Segundo a CNN, ministros do TSE avaliam que as ações eleitorais têm mais potencial de levar Bolsonaro à inelegibilidade do que as ações criminais.