Zakharova destaca alheamento da realidade de Zelensky (Reprodução)

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, ironizou o “palhaço de Kiev”, Volodymyr Zelensky, que, em sua última diatribe, instou os países do Grupo dos Sete (G7) a criarem “um pacote forte” de medidas que limitem os preços das exportações russas de petróleo e gás.

Zelensky se lamentou perante os líderes imperiais da dura resposta russa com ataque maciço com mísseis de precisão contra centrais elétricas ucranianas iniciativa que visa dissuadir os ataques terroristas organizados pelos serviços secretos de Kiev, o mais recente deles, contra a ponte da Crimeia.

“Na União Europeia já não se lavam, não lavam a roupa, não compram papel higiênico, não põem gasolina no carro, não tiram o casaco em casa, mas o palhaço precisa de um novo pacote. O antigo não é mais útil para ele”, disse Zakharova.

Durante a reunião do G7 que começou na terça-feira (11), na Inglaterra, o ucraniano, além de pedir de maneira virtual o “bloqueio do setor energético russo” para “quebrar a estabilidade da renda” de Moscou, também enfatizou a necessidade de fornecer a Kiev “um número suficiente de sistemas de defesa aérea modernos e eficazes” para criar um escudo aéreo sobre o país.

Em um total alheamento dos problemas que causa para o povo ucraniano, Zelensky propôs ao decadente grupo de países imperialistas mais ricos a implantação de uma missão de observação internacional na fronteira Ucrânia-Bielorrússia “para monitorar a situação de segurança” e sugeriu que “o formato poderia ser elaborado por diplomatas” da Ucrânia, desconsiderando o fracasso da diplomacia desde a fuga dos acordos de Minsk, o que levou à instabilidade atual.

Referindo-se aos mandantes do governo de Kiev, Maria Zakharova declarou que os pedidos dos Estados Unidos para negociações de paz na Ucrânia não passam de “hipocrisia”. Ela comentou uma recente declaração de John Kirby, coordenador de comunicações estratégicas do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, que havia declarado que uma saída para o conflito ucraniano deveria ser procurada “por meio da diplomacia”. A porta-voz apontou que Washington é quem não acredita nas negociações e tenta projetar o problema sobre a Rússia que tem buscado de fato a solução negociada em termos justos.

“Não há nada a não ser hipocrisia e uma tentativa mal escondida de colocar sobre nós uma ‘derrota estratégica’ por trás desses pedidos de paz”, disse Zakharova ao comentar a declaração de Kirby.

A representante salientou que os pedidos de paz feitos por Washington são feitos “em meio ao envio em larga escala de armamentos ao regime pró-nazi da Ucrânia”.

Zakharova também afirmou que enquanto os EUA estiverem encorajando as atividades subversivas de Kiev, “mais problemático será encontrar caminhos para soluções diplomáticas” em relação ao conflito na região.

A cúpula do G7 – grupo dos sete países mais industrializados, formado por Estados Unidos, Grã-Bretanha, Canadá, França, Alemanha, Itália e Japão – tem sua reunião programada para durar três dias.

Papiro