Primeiro-ministro Jonas Gahr Store, do Partido Trabalhista Norueguês (divulgação)

“Os países ocidentais não devem isolar a Rússia, pelo contrário, devem estabelecer comunicação direta com Moscou para resolver a situação política atual excepcionalmente complicada, a mais difícil desde a Segunda Guerra Mundial. É alarmante que hoje tenhamos tão poucos contatos e comunicação direta com a Rússia”, alertou o primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Store, na terça-feira (25).

“Isso enfraquece as chances de encontrar um fim negociado para o conflito na Ucrânia e pode aumentar a probabilidade de uma escalada e a aplicação de medidas mais duras. Nova destruição. Mais sofrimento”, assinalou Store, segundo a emissora NRK.

O primeiro-ministro destacou que o conflito entre Moscou e Kiev já “tem implicações globais”, pois afeta as “pessoas mais vulneráveis da Europa” e, ao mesmo tempo, as pessoas vulneráveis dos países que agora sofrem com a fome e a escassez de alimentos. Além disso, ele abordou a crise energética e destacou que seu país “espera um inverno rigoroso”.

NORUEGA DEVE MANTER BOAS RELAÇÕES COM A RÚSSIA

“A Noruega deve manter boas relações de vizinhança com a Rússia”, reiterou o primeiro-ministro mais tarde em uma entrevista publicada por vários meios de comunicação noruegueses. “Nós não escolhemos nossa geografia. Temos uma fronteira com a Rússia. 198 quilômetros por terra. Grandes áreas no mar” constatou.

As declarações de Store sinalizam uma importante mudança na posição do governo norueguês. Na segunda-feira (24), o vice-chanceler russo Vladímir Titov denunciou o aumento da atividade militar da OTAN em território norueguês, algo que “desestabiliza a situação política e militar nesta região”.

“Foi sublinhado que o envolvimento da Noruega no fornecimento de armas a Kiev prolonga as hostilidades, causa mais baixas e dificulta a resolução do conflito”, advertiu o diplomata.

A Noruega é o quarto maior exportador de gás natural do mundo. Segundo o The Economist, em um ano normal, as vendas de petróleo, gás e eletricidade rendem mais de US$ 50 bilhões, ou US$ 10 mil para cada norueguês.

Devido à operação militar russa na Ucrânia e à crise energética nos países da UE, a receita da Noruega com as exportações de energia aumentaram drasticamente, chegando a mais de 200 bilhões de dólares por ano.

O presidente russo, Vladimir Putin, disse repetidamente que a Rússia não poderia ser isolada e que o país permanecerá aberto à cooperação com todas as nações do mundo, apesar das sanções impostas por alguns governos.

A China também se opôs abertamente à ideia de impor sanções unilaterais a qualquer país e pediu a continuação do diálogo no interesse do desenvolvimento mundial pacífico.

Moscou já declarou que está pronta para o diálogo. O presidente russo, Vladimir Putin, enfatizou anteriormente que “as ações de certos países, seu desejo de fechar a Rússia mesmo que em seu próprio prejuízo, mostraram como é importante no mundo moderno diversificar os fluxos de transporte, ampliar os corredores para parceiros previsíveis e responsáveis”.

Papiro
(BL)