Míssil se choca ao solo e apavora a cidade sul-coreana de Gangneung (Vídeo)

Um míssil balístico sul-coreano falhou e explodiu ao se chocar contra o chão durante um exercício conjunto realizado pela Coreia do Sul e os Estados Unidos nesta quarta-feira (5).

O fiasco se deu exatamente quando os exercícios pretendiam ser uma resposta ao sucesso do míssil lançado pela Coreia Popular (RPDC) no dia anterior.

O estrondo do artefato terra-terra um único dia após o exitoso teste do míssil da RPDC sobre o Japão deixou em pânico os moradores da cidade costeira de Gangneung, ao leste da capital sul-coreana, Seul.

Conforme as agências de notícias, momentos de tensão, medo e pânico se espalharam e contagiaram a comunidade, que tinha a convicção de estar sendo vítima de um ataque, uma vez que durante horas ninguém foi informado sobre o que acontecia. O silêncio oficial fez com que todos acreditassem que já se encontravam sob o domínio da RPDC.

Muito tempo depois da veiculação do vídeo com a explosão próxima a uma base da Força Aérea sul-coreana ganhar as redes sociais é que o Exército conjunto finalmente admitiu o fracasso da tentativa, mas correndo em adendar que ninguém havia ficado ferido pelo míssil Hyumoo-2, de curto alcance. Oficialmente, também assegurou que nenhuma instalação civil tinha sido danificada pelo artefato de fabricação caseira, muito paparicado mas de atestada e ratificada incapacidade.

Para assegurar que a versão não se sobreponha aos fatos, o Departamento de Bombeiros da região pediu distância do comunicado, logo informando que o Exército sul-coreano não permitiu a entrada das equipes de emergência na base da Força Aérea, repleta de norte-americanos.

Durante os exercícios com os EUA, foram quatro mísseis terra-terra de Seul lançados sem qualquer capacidade ou direção, em contraposição ao míssil de Pyongyang, testado com sucesso.

Papiro