Reprodução

“Estou disposto a trabalhar com o presidente eleito Lula, dentro de uma perspectiva estratégica e de longo prazo”, afirmou o presidente chinês, Xi Jinping, frisando a importância das novas relações que se vislumbram. O essencial, enfatizou, é “planejar e promover conjuntamente a parceria estratégica abrangente entre a China e o Brasil, em benefício dos dois países e seus povos”.

Um dos primeiros chefes de Estado a se manifestar, o presidente da França, Emmanuel Macron, disse estar entusiasmado com os desdobramentos da parceria. “Parabéns, caro Lula, por sua eleição que dá início a um novo capítulo da história do Brasil. Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países”, destacou.

Em telegrama divulgado pelo Kremlin, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, expressou os mais “sinceros parabéns”. “Os resultados das eleições confirmam a sua impressionante autoridade política. Eu espero que através de nossos esforços conjuntos possamos buscar o desenvolvimento de uma cooperação russo-brasileira em todas as áreas”, assinalou.

“Envio meus parabéns a Luiz Inácio Lula da Silva por sua eleição para ser o próximo presidente do Brasil após eleições livres, justas e críveis”, declarou o presidente dos EUA, Joe Biden.

“Felicidades, irmão Lula, presidente eleito de Brasil. Tua vitória fortalece a democracia e a integração latino-americana. Estamos seguros de que conduzirás o povo brasileiro pelo caminho da paz, do progresso e da justiça social”, comemorou o presidente da Bolívia, Luis Arce.

O presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, enfatizou a cooperação com o Brasil com o governo Lula: “Nossos dois países compartilham vários desafios e aspirações comuns, e cooperamos em vários níveis, incluindo BRICS [grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul] e vários mecanismos nacionais, inter-regionais e globais. Também parabenizamos o povo do Brasil pela maneira bem-sucedida com que conduziram esta eleição”, compartilhou Ramaphosa na rede social.

Além dele, dirigentes africanos se sucederam na saudação ao presidente eleito, entre eles governantes de Cabo Verde, Gabão, Guiné-Bissau, Namíbia, Quênia, Senegal, e Zâmbia.

“Cuba o parabeniza, caro colega. Eles atrasaram sua vitória com métodos hediondos, mas não conseguiram impedir que você vencesse com o voto do povo”, escreveu Diaz-Canel no Twitter. “Estimado irmão Lula, te felicito em nome do governo e do povo cubanos, que festejam tua grande vitória em favor da unidade, da paz e da integração latino-americana e caribenha. Conte sempre com Cuba”, acrescentou.

“NOVO TEMPO PARA A AMÉRICA LATINA”, DESTACA ALBERTO FENÁNDEZ

Postando duas fotos com Lula e uma sequência de tuítes celebrando a vitória da democracia brasileira, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, comemorou: “Parabéns, Lula! Sua vitória abre um novo tempo para a história da América Latina. Um tempo de esperança e de futuro que começa hoje mesmo. Aqui, tens um companheiro para trabalhar e sonhar grandemente pelo bom viver dos nossos povos. Depois de tantas injustiças que você viveu, o povo do Brasil te elegeu, e a democracia triunfou”.

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, também publicou no Twitter uma foto com Lula e a legenda: “Ganhou Lula, bendito povo do Brasil. Haverá igualdade e humanismo”.

O presidente do Chile, Gabriel Boric, redistribuiu uma fotografia com a mão do líder brasileiro sobre a bandeira verde-amarela e escreveu: “Lula. Alegria!”.

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, postou no Twitter uma saudação ao presidente eleito: “Viva Lula”.

Tendo assumido o governo na semana passada, o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, ressaltou esperar trabalhar em conjunto sobre os temas relevantes para os dois países, “do crescimento econômico global à proteção dos recursos naturais do planeta e promoção de valores democráticos”.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, postou fotos de Lula e uma declaração: “Celebramos a vitória do povo brasileiro, que neste 30 de outubro elegeu Lula como seu novo presidente. Viva os povos decididos a serem livres, soberanos e independentes! Hoje no Brasil triunfou a democracia. Felicitações a Lula! Um grande abraço!”

O premiê do Canadá, Justin Trudeau, apontou que “o povo brasileiro falou” e que a partir de agora espera “trabalhar com Lula para fortalecer a parceria entre nossos países, para entregar resultados a canadenses e brasileiros, e fazer avançar prioridades conjuntas – como proteger o ambiente. Parabéns, Lula”.

“O Peru parabeniza o presidente eleito do Brasil, o companheiro Lula, trabalhador, sindicalista, lutador. Seu triunfo é fundamental para fortalecer a unidade da América Latina e a justiça social da Grande Pátria”, festejou o presidente peruano Pedro Castillo, compartilhando uma foto que havia sido postada mais cedo por Lula.

FELICITAÇÃO DO PREMIÊ PORTUGUÊS

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, saudou a vitória do líder oposicionista para a causa comum e de toda a Humanidade. “Já tive a oportunidade de felicitar calorosamente Lula pela sua eleição como presidente da República do Brasil. Encaro com grande entusiasmo o nosso trabalho conjunto nos próximos anos, em prol de Portugal e do Brasil, mas também em torno das grandes causas globais”, acrescentou.

O presidente do Equador, Guillermo Lasso, fez a saudação em sua conta no Twitter: “Parabenizo Lula por sua eleição como presidente da República Federativa do Brasil. Na democracia, seguiremos fortalecendo a amizade e a cooperação entre nossos países, por melhores dias para nossos cidadãos. Nossa região segue se integrando na pluralidade”.

O presidente do Paraguai, Marito Abdo, enviou “felicitações a Lula como novo presidente eleito da República Federativa do Brasil e ao irmão povo brasileiro por esse processo eleitoral. Esperamos seguir trabalhando juntos pela prosperidade dos nossos povos”.

O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, saudou Lula e disse que confia “no trabalho para um Mercosul moderno e aberto ao mundo. Da mesma forma, esperamos continuar e melhorar as muito boas relações bilaterais”.

Fonte: Papiro