Município de Maricá (RJ) produzirá medicamentos e vacinas com apoio de Cuba
O município de Maricá (RJ), localizado a cerca 50 quilômetros da capital fluminense, terá um polo de produção de medicamentos que contará com o apoio e a experiência da indústria biofarmacêutica de Cuba.
A parceria foi construída em uma visita que a delegação de Maricá, liderada pelo vice-prefeito Diego Zeidan, fez a Cuba em junho desse ano. Na oportunidade, a comitiva foi recebida pelo presidente da República de Cuba, Miguel Díaz-Canel, e conheceu o complexo da BioCubaFarma, responsável pela produção da biotecnologia e da indústria farmacêutica do país.
De acordo com o presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), Celso Pansera, em fala à Carta Capital, a parceria visa a produção de medicamentos e fitoterápicos para câncer, artrite reumatoide, diabetes e vitiligo. Pansera, que é ex-ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, fez parte da delegação que esteve na visita à ilha, junto a secretária municipal de saúde Solange Regina de Oliveira.
Agora autoridades cubanas virão ao Brasil para visitar o local onde será instalado o polo de produção dos medicamentos em Maricá e sacramentar o acordo de cooperação.
É planejado que se produza no município a CimaVax EGF, para tratamento contra câncer de pulmão, e a HeberSaVax, que cria anticorpos para impedir o crescimento de tumores.
Como alguns medicamentos ainda estão em fase de testes, pois são pioneiros em todo o mundo, é necessário concluir as pesquisas utilizando a estrutura que será construída em Maricá para, em seguida, regulamentar os medicamentos na Anvisa.
Segundo as autoridades o acordo visa incrementar não só a indústria farmacêutica, mas também ampliar e diversificar a matriz econômica do município.
Com informações Carta Capital e Prefeitura de Maricá