Foto: Arquivo Agência Brasil

O endividamento das famílias paulistanas segue crescendo. Em agosto, a porcentagem de lares com dívidas marcou um novo recorde na série histórica da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O percentual chegou a 76,6%. Há um ano, esta parcela era de 67,2%. Em números absolutos, são 3,08 milhões de famílias com algum tipo de dívida (400 mil a mais, no contraponto anual).

A inadimplência também subiu em agosto, atingindo 24% dos lares paulistanos. No mesmo mês do ano passado, o porcentual de famílias inadimplentes era de 18,8%. Atualmente, 965 mil estão com as contas em atraso – 215 mil a mais, em comparação ao mesmo período do ano passado. Já o número de famílias que afirmam que não vão conseguir pagar as contas em atraso ficou em 8,6%.

De acordo com a pesquisa, os entrevistados apontam a inflação elevada corroendo o orçamento das famílias que acabam recorrendo a cartões de crédito a juros elevados para pagar contas básicas. Não à toa, o cartão de crédito concentra a maior parcela das dívidas (83,1%), seguido pelo carnê (16,5%) e pelo crédito pessoal (12,3%).

Segundo a FecomercioSP, houve um aumento na procura por crédito pessoal para pagar as contas o que evita “um crédito mais caro (cheque especial), ou até mesmo porque já ultrapassaram o limite do cartão”.

Página 8