Foto: Ricardo Stuckert

A campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem agendas marcadas na sexta-feira (23) em Ipatinga (MG), sábado (24) no Grajaú e Itaquera em São Paulo (SP) e no domingo (25) na quadra da Portela, em Madureira, no Rio de Janeiro (RJ). Os estados juntos concentram mais de 40% do eleitorado e são entendidos como vitais para a tentativa de vitória ainda no 1º turno das eleições.

Em cada estado Lula deve reforçar os palanques dos governadores que apoia. Em Minas Gerais o de Alexandre Kalil (PSD), em São Paulo o de Fernando Haddad (PT) e no Rio de Janeiro o de Marcelo Freixo (PSB).

Na última pesquisa Ipec/TV Globo, realizada em cada estado e divulgada na terça-feira (20), Lula aparece à frente de Jair Bolsonaro (PL) nas intenções de voto nos três estados, ainda que empatado na margem de erro de 3 pontos para mais ou menos no Rio de Janeiro.

Lula marcou 46% contra 31% de Bolsonaro em Minas e 43% contra 33% em São Paulo. No Rio de Janeiro, a pesquisa mostrou que Lula ultrapassou Bolsonaro numericamente e assumiu a liderança no estado. O petista subiu de 38% para 41%, enquanto o atual presidente recuou de 39% para 36%. Essa subida de Lula tem impulsionado a candidatura de Freixo que alcançou 27%, subindo 5% em relação à pesquisa anterior e diminuindo para 10 pontos a distância para o governador Cláudio Castro (PL), que mantém 37%.

Agendas:

23/09 (sexta-feira) | Minas Gerais – Ipatinga

Horário: 18h
Local: Parque Ipanema (ao lado do estádio Ipatingão), Ipatinga (MG)

24/09 (sábado) | São Paulo – capital

Ato 1 – Zona Sul (Grajaú)

Horário: 11h
Local: Praça Jardim Myrna, Grajaú, São Paulo (SP)

Ato 2 – Zona Leste (Itaquera)
Horário: 17h
Local: Praça Brasil COHAB 2, Itaquera, São Paulo (SP)

25/09 (domingo) | Rio de Janeiro – capital

Horário: 10h
Local: Quadra da Portela – Rua Clara Nunes 81, Rio de Janeiro (RJ)