"Implementamos o mecanismo de acordos mútuos em rublos e rúpias", afirma Purnima Anand (Divulgação)

Rússia e Índia passam a utilizar suas próprias moedas para se relacionarem, dispensando o dólar americano no comércio bilateral.

A informação foi dada nesta quinta-feira (25) pela presidente do Fórum Internacional do BRICS (fórum socioeconômico e político de cooperação que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul e discute a participação de novos integrantes que solicitaram ingresso), Purnima Anand.

“Implementamos o mecanismo de acordos mútuos em rublos e rúpias, e não há mais necessidade de nossos países usarem o dólar em acordos mútuos. E hoje um mecanismo semelhante de acordos mútuos em rublos e yuan está sendo desenvolvido pela China”, informou Anand.

Na prática, assinalou a presidente do Fórum Internacional, “isso significa que os países do BRICS estão se abrindo para a Rússia, oferecendo a oportunidade para o país superar as consequências das sanções”.

Conforme o jornal indiano The Economic Times, o sistema está instalado na sede do Reserve Bank of India e do State Bank of Russia VEB.

Mercado em expansão

Sobre a dimensão do mercado de consumo envolvido, já no ano que vem a Índia deve ultrapassar a China como o país mais populoso do planeta – ambos já possuem cerca de 1,4 bilhão de habitantes – e a Rússia, com 145 milhões de pessoas, é o nono país mais habitado.

De acordo com estudos do BRICS, o comércio entre a Índia e a Rússia quintuplicou nos últimos 40 anos. Moscou fornece um volume de petróleo em vertiginoso crescimento para a Índia e, em contrapartida, vem recebendo grandes quantidades de produtos agrícolas, têxteis, medicamentos e outros produtos.

“Quando a operação militar da Rússia começou na Ucrânia naturalmente houve pressão sobre a Índia para que parasse de importar petróleo russo. Mas o Ministério das Relações Exteriores teve que rejeitar essa pressão. O lado russo foi assegurado de que os fornecimentos não seriam interrompidos e o regime de sanções não afetaria de forma alguma a relação entre nossos países”, sublinhou Anand.

Ao longo de todo o ano passado, a Índia exportou US$ 3,3 bilhões em mercadorias para a Rússia, com ênfase em produtos farmacêuticos, chá e café, tendo comprado US$ 6,9 bilhões em bens russos, incluindo armas, recursos minerais, fertilizantes, metais, diamantes e outras pedras preciosas. Recentemente, a principal refinaria do país, a Indian Oil, aumentou as compras de petróleo russo. Da mesma forma, é expressiva e em rápida ascensão a compra de carvão e óleo de girassol.

Papiro