"Aos colombianos interessa a paz, afirma Gustavo Petro" (Reuters)

Três veículos da Presidência da Colômbia foram atacados por “armas de fogo de longo alcance” nesta quarta-feira (24) na rodovia de Bucamaranga, em Santander. Conforme as Unidades de Inteligência, os automóveis da Unidade Nacional de Proteção (UNP) se deslocavam em direção a Tarra, ao norte, para integrar a comitiva de Gustavo Petro quando viraram alvo de pelo menos seis pessoas que haviam instalado ilegalmente um posto de controle na estrada.

“É isso que deve acabar no país. Não mais violência. Embora apenas coisas tenham sido afetadas e seres humanos tenham sido salvos, o trabalho do governo continuará comprometido com o fato de que é hora da Paz”, declarou o presidente colombiano em sua conta no Twitter. Esta é a primeira viagem da equipe presidencial por vários departamentos (Estados) da Colômbia.

Durante a campanha eleitoral, o líder oposicionista enfrentou atos e ameaças terroristas e precisou se apresentar nos comícios com escudos de proteção, assim como sua candidata à vice-presidência, Francia Márquez, que chegou a ter lasers apontados para o seu corpo e seu coração.

Conforme o relatado pela Presidência, os paramilitares tentaram interceptar a passagem das vans, uma conseguiu ultrapassar a barreira ilegal, uma não passou e uma terceira foi atacada com tiros de fuzil. Diante disso, dois dos veículos ficaram retidos, assim como um motorista da Unidade Nacional de Proteção.

A zona é conhecida pela forte presença de quadrilhas que cultivam a coca e disputam os corredores para escoar o tráfico de drogas.

Papiro